Recolha Seletiva

No nosso quotidiano, cada um de nós produz cerca de um quilo de resíduos. Individualmente pode não parecer muito, no entanto analisando a quantidade de resíduos produzida em Portugal, num ano, verificamos cerca de quatro milhões e meio de toneladas.

Parte destes resíduos podem ser reciclados se forem depositados nos ecopontos ou ecocentros, dando origem a novos objetos. No entanto, se forem depositados nos contentores de recolha indiferenciada serão encaminhados para o aterro sanitário, terminando o seu ciclo de vida.

A recolha seletiva consiste no processo de recolha de resíduos valorizados colocados nos ecopontos e ecocentros, separados por tipo de material, de modo a que estes possam ser reciclados.

Os resíduos são separados por categorias, nomeadamente papel/cartão, plástico/metal e vidro, sendo posteriormente encaminhados para as indústrias recicladoras.

A separação destes resíduos é efetuada, maioritariamente, em ecopontos. Ecopontos esses que deverão fazer parte dos nossos hábitos quotidianos.

  • Amarelo – Embalagens (Embalão);
  • Azul – Papel (Papelão);
  • Verde – Vidro (Vidrão);

 

COMO UTILIZAR UM ECOPONTO?

PAPEL E CARTÃO
Colocar:
Jornais e revistas;
Embalagens de cartão espalmadas;
Papel de embrulho;
Papel de escrita;


Não colocar:
Embalagens de cartão com gordura;
Embalagens de produtos químicos;
Papéis sujos (fraldas, lenços, guardanapos);
Papéis metalizados;
Papéis plastificados;
Radiografias;
Eletrodomésticos;

PLÁSTICOS E METAL
Colocar:
Garrafas e garrafões de plástico;
Embalagens de plástico de detergentes, champôs, etc;
Pacotes de bebidas (leite, sumo e vinho);
Sacos de plástico;
Latas de bebidas e de conservas;
Embalagens de sprays vazias;
Esferovite;


Não colocar:
Embalagens plásticas contaminadas;
Eletrodomésticos;
Brinquedos;
Calçado e vestuário;

VIDRO
Colocar:
Garrafas de vidro (vinho, água, sumos, azeite);
Frascos;
Boiões;


Não colocar:
Loiça de vidro, pirex, barro e cerâmica;
Ampolas e seringas;
Vidros de automóvel;
Espelhos;
Vidro armado;
Lâmpadas;

 

Política dos R’s

Inicialmente indicada como a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e mais recentemente, após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, como a política dos 7 R’s (Reeducar, Repensar, Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recusar, Recuperar), sensibiliza-nos para os problemas do ambiente e das necessidades de desempenharmos um papel proactivo, essencialmente, na redução e reutilização. Tal atitude deve ser encarada como um “dever ambiental” de todos os cidadãos.

Nos últimos 5 anos (2011-2015), os habitantes do concelho de Montemor-o-Velho, foram responsáveis pelo encaminhamento para reciclagem de cerca de 1767, 780 e 604 toneladas de vidro, papel e embalagens, respetivamente. O gráfico seguinte mostra a evolução da quantidade de resíduos recicláveis que foram encaminhados para valorização.

 

 

Consulte no mapa abaixo apresentado, a localização dos ecopontos mais perto de si

Saber...