Itens filtrados por data: domingo, 12 novembro 2017
domingo, 12 novembro 2017 15:00

Festas em Honra de S. Martinho | Cabeça Alta

Festas em Honra de S. Martinho | Cabeça Alta
 
10, 11 e 12 de novembro
Publicado em Agenda Cultural
15º aniversário do Núcleo Sporting Clube de Portugal | Carapinheira
 
12/ domingo | 13h | Quinta do Outeiro | Tentúgal
 
Galardoados "Espiga" 2017
Hugo Canela, João Matos, José Pires de Matos, Maria do Céu Lopes, Pedro Pinotes
apresentador | Henrique Salgado "Espiga" 2013
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 12 novembro 2017 10:26

Feira de S. Martinho | Santo Varão



11 e 12 / novembro | Liga dos Amigos de Santo Varão

 
Publicado em Agenda Cultural

A Igreja de Santa Maria dos Anjos, em Montemor-o-Velho, engalanou-se, no dia 11 de novembro, para a abertura solene do ano letivo 2017/2018 da Seniormor - Universidade Sénior de Montemor-o-Velho, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Para o presente ano letivo, Manuel Carraco, provedor da misericórdia montemorense, tem o objetivo de alargar a oferta da Seniormor e, por isso, quer abrir espaços em Arazade, na Carapinheira e em Pereira.
Com palavras de elogio e agradecimento aos professores, que trabalham de forma gratuita, o Provedor, enumerou alguns benefícios de fazer parte da Seniormor, referiu a necessidade de se voltar a apostar na educação cívica e reforçou: “Aqui, cada um faz o pode, ensina o que sabe e aprende o que quer”.
Antes de apresentar o professor Manuel Teixeira Veríssimo, que proferiu a Oração de Sapiência, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, deixou palavras de elogio à atuação da Seniormor e frisou: “É importante que continuemos a aprender ao longo da vida. A atenção para com os mais velhos também está nas nossas preocupações e o Executivo está, com empenho, a olhar com atenção e a desafiar aqueles que vivem em solidão e sem mostrar o seu valor. Um desses exemplos é o Cartão Montemor Sénior e as atividades realizadas pelo seu intermédio”.
Sem revelar muitos pormenores, referiu: “Está em desenvolvimento um projeto na área do voluntariado”.
Ao referir que “o envelhecimento é uma conquista da humanidade”, Manuel Teixeira Veríssimo reforçou: “Se é uma conquista é também um desafio e, por isso, temos que nos adaptar”.
O envelhecimento cria limitações que têm que ter respostas nas estruturas públicas, nas estruturas particulares, mas também numa resposta individual. Neste sentido, o orador advogou que “o envelhecimento ativo e saudável tem alguns aspetos importantes [a ter em conta]: alimentação, atividade física, treino psíquico e otimismo”.
A sessão teve ainda espaço para o testemunho de alunos e professores, bem como para reconhecer e destacar a ligação de algumas pessoas à Seniormor. Assim, Falcão Ribeiro, António Rui Santos e Delfim Torrão receberam a medalha comemorativa dos 500 anos da Misericórdia.
Antes do lanche de confraternização, a Tuna da Seniormor e o coro “Vozes de Montemor” encantaram todos os presentes com as suas atuações.
Atualmente, a Seniormor tem cerca de 66 alunos e 22 professores.

Publicado em Notícias

No dia 11 de novembro, o Centro Cultural Recreativo e Desportivo (CCRD) de Liceia assinalou o 30º aniversário com um animado almoço de convívio, um magusto e um momento solene de descerramento de uma placa que assinalou a concretização de um sonho – a cedência por 25 anos, por parte da Junta de Freguesia, do terreno onde está implantada a associação.
O presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, ao dar os parabéns ao CCRD de Liceia, referiu: “Esta cedência ficou resolvida a 12 de setembro deste ano. Não foi fácil, mas conseguiu-se resolver a situação, nomeadamente com o apoio da Câmara Municipal”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, reforçou: “A concretização desta ambição dos sócios do centro cultural também foi possível com a dedicação de Paula Rama, feita a título pessoal e fora do âmbito das suas competências como vereadora”.
O edil montemorense fez ainda questão de elogiar “o trabalho extraordinário da atual direção” e sublinhou: “A Câmara Municipal agradece o este dinamismo das associações e pela missão tão importante que desempenham na comunidade”.
Muito feliz com o feito alcançado, o presidente da direção, Américo Rodrigues frisou: “A partir deste momento, este terreno é também dos sócios”.
Antes do corte de bolo e dos “parabéns a você”, o dirigente lembrou todo o trabalho que tem sido feito e agradeceu o trabalho e a dedicação de toda a equipa, bem como todos as empresas e particulares que têm colaborado com o CCRD de Liceia.
O momento festivo ficou concluído com um magusto.

Publicado em Notícias

Saber...