Itens filtrados por data: quarta, 22 novembro 2017

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro
22 de novembro / 4ª-feira | 10h, 11h e 14h30 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte | Montemor-o-Velho

Dirigido ao público do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Montemor-o-Velho



Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha em 1951.
É licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura (Lisboa) e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur” em Utreque, Países Baixos.
Fez dois estágios na Beckamp Brotfabrik, em Wuppertal, Alemanha. Pertenceu ao Grupo de Teatro Alemão do Goethe Institut, tendo participado na peça Die Erorberung der Prinzessin Turandot, de Wolfgang Hildesheimer. Foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado os 2º e 3º ciclos.
Durante quatro anos exerceu atividade docente na Escola de Produção e Formação Profissional da Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, onde foi também responsável pela organização e dinamização da Biblioteca, do Jornal de Parede PRINCIPAL, do Clube do Inglês e do Grupo de Teatro OS PESTINHAS.
Foi professora cooperante na prática pedagógica de Inglês de alunos do Instituto Politécnico de Leiria. Trabalhou durante onze anos como tradutora nas empresas CORUL – Sociedade de Construções SA, SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, Lda e PROFABRIL – Centro de Projectos SA.
Traduziu diversas obras de caráter literário e artístico e técnico para o Círculo de Leitores, Edições 70, Editorial Teorema e Relógio d’Água.
Foi responsável pela adaptação para língua portuguesa do projeto inglês “Lost My Name”.
Tem trabalhos incluídos em DA POESIA – Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea, Volume VI, Editorial Minerva. É autora dos romances juvenis “Horas de Acordar” e “Eu Sou Bom Mas Não Me Gabo”, das coleções “Aventuras de Miguel e Ricardo” e “Para os mais Pequenos” (cujos títulos “A Plantinha dos meus Pais” e “História que há de Ser” integram as listas do Plano Nacional de Leitura, estando recomendados para apoio a projetos de Educação para a Cidadania – 1º/2º anos) e dos livro de poemas “Uma Letra, Mil Palavras” e “Versos para Meninos que Comem Sempre a Sopa Toda”.
Atualmente dedica a maior parte do seu tempo à escrita e a dinamizar sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o País.

Publicado em Agenda Cultural

Saber...