Itens filtrados por data: sábado, 23 setembro 2017

No dia 23 de setembro, Montemor-o-Velho associou-se às Jornadas Europeias do Património 2017 e os visitantes partiram à descoberta do Castelo e do Paul do Taipal.
Sob a temática “Património e Natureza”, a iniciativa, que contou com as explicações dos técnicos da autarquia montemorense, Flávio Imperial e Catarina Costa, e do vigilante da natureza do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Paulo Tenreiro, desvendou algumas das riquezas históricas e naturais do concelho.
Assim, a autarquia, com o apoio do ICNF, proporcionou uma visita/passeio que mostrou alguns aspetos e curiosidades sobre o Castelo, bem como a maneira como se formou o Paul do Taipal, as espécies que o utilizam e os seus estatutos de proteção.

Publicado em Notícias
sábado, 23 setembro 2017 18:24

AFA soprou as velas do 30º aniversário

No dia 23 de setembro, a AFA - Amigos da Freguesia de Arazede, celebrou o 30° aniversário com um animado almoço de confraternização que reuniu dezenas de atletas, familiares, direção, entidades e sócios fundadores, bem como aproveitou o momento para a apresentar as equipas de hóquei em patins para a próxima época desportiva.
Em dia de festa, o presidente a AFA, José Mendes, também na presença do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, do vice-presidente José Veríssimo e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, manifestou o desejo de que a associação consiga realizar obras no pavilhão - telhado e pavimento – e sublinhou: “Quero deixar palavras de agradecimento a todos os têm ajudado a AFA, mas o meu cumprimento especial vai para todos os atletas, porque sem vocês esta casa não existia”.
“A AFA vai ter em competição os escalões escolares, infantis e seniores femininos, bem como vai continuar a apostar na formação dos jovens atletas”, esclareceu.
Assim e com o intuito de descobrir novos atletas para a modalidade de hóquei em patins, a AFA está aberta de 2ª a 6ª, entre as 17h e as 19h, e ao sábado entre as 9h e as 11h30.
No final do almoço seguiu-se os “parabéns a você”, o bolo de aniversário, e uma tarde de convívio desportivo, não faltando o jogo pais contra filhos.

Publicado em Notícias

No dia 22 de setembro, o desporto, a cultura e a etnografia estiveram em alta no pavilhão gimnodesportivo de Pereira com a 1ª Gala da Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira
Com muito público presente, a iniciativa, que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão e da vereadora Alexandra Ferreira, mostrou as atividades da associação.
Assim, ao longo do animado serão, foram apresentados as equipas dos vários escalões competitivos, diretores e equipa técnicas do ACDR Pereira, bem como o grupo de teatro O Celeiro, da secção de cultura, e o grupo Folclórico da Vila de Pereira, da secção de folclore, encantaram a vasta assistência com música, dança, tradição e etnografia.
As diversas áreas existentes na associação pereirense reúnem mais de 200 pessoas e, para Fernando Couceiro, presidente da direção, “há espaço para continuar a melhorar e a crescer”.
Na área desportiva - futebol, e a par dos escalões de petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores, o dirigente congratulou-se por terem, pela primeira vez, “uma equipa feminina a disputar o campeonato nacional sub-19”.

Publicado em Notícias

Jornadas Europeias do Património 2017 | Montemor-o-Velho
Património e Natureza

23/setembro | sábado | Castelo e Paul do Taipal

Gratuito
Visita sujeita a marcação prévia.
Inscrições até dia 22 de setembro: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (nome, número de pessoas e contacto)

Os participantes devem trazer roupa e calçado confortáveis.

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 23 setembro 2017 16:38

Festifolca | Carapinheira

 
Festifolca | Carapinheira

23/ sábado | 21h15 | Carapinheira
Publicado em Agenda Cultural

No próximo dia 23 de setembro, a partir das 10h, Montemor-o-Velho associa-se às Jornadas Europeias do Património 2017.
As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, devem ser feitas até ao dia 22 de setembro para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando nome, número de pessoas e contacto. Por se tratar de uma atividade que prevê uma caminhada, é aconselhável o uso de roupa e calçado confortáveis.
Sob a temática “Património e Natureza”, a iniciativa pretende desvendar algumas das riquezas históricas e naturais do concelho.
Assim, a autarquia vai proporcionar uma visita/passeio que vai começar no Castelo (Porta da Peste/de Coimbra), com uma visita guiada aos seus principais pontos de interesse, descendo até ao Paul do Taipal, onde se fará uma visita às zonas acessíveis, com explicação da sua importância ambiental. Deste modo, pretende-se mostrar a forte ligação do castelo de Montemor-o-Velho com o território/paisagem envolvente, hoje reserva natural, mas que em tempos seria área navegável, daí resultando a importância geoestratégica da zona de implantação do Castelo.

Publicado em Notícias

Saber...