Itens filtrados por data: domingo, 08 abril 2018

No dia 8 de abril, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no Castelo, engalanou-se para receber o concerto de encerramento da 3ª edição da Masterclass de Sopros e Percussão, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
“Na qualidade de patrocinador deste evento queria declarar que o mesmo foi um êxito. Foi um êxito, não em proveito próprio, mas enquanto presidente da Câmara Municipal estou absolutamente orgulhoso e fascinado. Por isso, peço uma grande salva de palmas para os músicos do meu concelho porque são eles que fazem a marterclass. Dos mais novos aos mais velhos, todos apresentaram um nível de excelência”, avançou, visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no final da iniciativa.
Com palavras de elogio à ADA – Associação Diogo de Azambuja, aos professores e “a todos os colaboradores da Câmara Municipal que fazem da masterclass uma realidade”, o autarca montemorense deixou um cumprimento especial a Duarte Garcia, diretor pedagógico da masterclass e maestro da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense. Ao reconhecer a sua dedicação e colaboração, sublinhou: “O nível apresentado está a ficar muito alto e fazer melhor torna-se cada vez mais difícil”.
No momento, Emílio Torrão fez ainda questão de lembrar a dedicação à música dos jovens que usaram as suas férias para apostar e aproveitar a formação oferecida pela Câmara Municipal. “Estiveram aqui alegres e divertidos e transmitiram-nos a sua alegria”, concluiu.
De igual modo, Duarte Garcia, diretor pedagógico da iniciativa, deixou palavras de agradecimento a todos os envolvidos e referiu: “Foram 30 horas de formação intensas que decorreram ao longo da semana. Muito obrigado à Câmara Municipal que, mais uma vez, com todos os custos inerentes, patrocinou tudo o que foi feito desde os transportes à alimentação”.
Ao longo da tarde, os cerca de 80 participantes da Masterclass de Sopros e Percussão, acompanhados dos professores das classes de flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino/tuba e percussão, respetivamente, Meglena Kirova; Francesco Sammassimo; Ivo Cura e João Lourinho; Artur Mendes; João Coca; Joel Cura; Maria Inês; Alexandre Coelho e Flávio Martins, proporcionaram um espetáculo criativo, dinâmico e cheio de surpresas.
Recorda-se que a iniciativa foi direcionada para os músicos da AMA - Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da AFUV -  Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de Setembro e da FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira.
No final do concerto, o maestro Duarte Garcia convidou o Presidente da Câmara Municipal para dar a entrada à atuação conjunta das classes que, em formação de orquestra, interpretaram o tema “High Spirits”, encerrando a Masterclass de Sopros e Percussão em ambiente festivo e de confraternização.

Publicado em Notícias

agenda desportiva | 8 de abril | Futebol Femino sub-19

Publicado em Agenda Cultural

agenda desportiva

Publicado em Agenda Cultural
8 abril/ domingo | 16h | Igreja de Santa Maria da Alcáçova | Castelo | Montemor-o-Velho
 
Concerto realizado no âmbito da 3ª Masterclass de Sopros e Percussão, dinamizada pela Câmara Municipal, com o objetivo de desenvolver as competências técnico-artísticas dos participantes e de fomentar a interação entre os diferentes agrupamentos musicais. 
 
Entrada livre.
 
Coordenação Pedagógica:
Augusto Duarte dos Santos Garcia
 
Organização:
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
 
Parcerias:
Academia Musical Arazedense
Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira
Associação Diogo de Azambuja
Associação Filarmónica União Verridense
Associação Filarmónica 25 de Setembro
Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira
Publicado em Agenda Cultural

Carlos Jordão, André Costa, David Jordão, Teyson Tavares e Rodrigo Barreto, alunos do curso Técnico de Produção Agropecuária (TPA), da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, de Montemor-o-Velho, participaram, nos dias 7 e 8 de abril, na 3ª edição das 24h de Agricultura Syngenta, que decorreu na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima.
Organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e sob o mote “Pensar Global. Agir Local”, a equipa de TPA da EPAAD, acompanhada de Mário Pardal, professor coordenador do curso TPA, participou na iniciativa que, ao longo de 24 horas, submeteu os cerca de 150 participantes, em representação de 30 equipas, a inúmeros desafios teóricos e práticos com vista ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de competências técnicas e de trabalho em equipa.
Recorda-se que a equipa de TPA da EPAAD foi a única escola nacional, ao nível do ensino técnico-profissional, a participar na iniciativa que reuniu também estudantes de universidades e politécnicos do país, bem como contou com a presença de três equipas oriundas da região de Valência, Espanha.

 

Fotografia gentilmente cedida pela EPAAD

Publicado em Notícias

O Pavilhão Multiusos (Parque Dr. António Simões), na Abrunheira, encheu-se para a 3ª edição da Noite de Fados da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, no dia 7 de abril.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, fez questão de marcar presença na iniciativa e, ao dar os parabéns à FIRA pela “realização de mais um excelente momento cultural”, sublinhou: “É sempre um gosto constatar que a FIRA continua a promover também os artistas do concelho e a proporcionar eventos que contribuem para dinamizar a Abrunheira”.
Na ocasião, presidente da direção da FIRA, Bruno Reis, agradeceu a presença de todos e referiu: “Estamos muito felizes por ver a casa cheia e esta é uma iniciativa que assinala o início das comemorações do 137º aniversário”.
Acompanhados por Tiago Cordeiro, na viola de fado, e por Carlos Ligeiro, na guitarra portuguesa, as vozes de Cláudio Dias, Sara Travassos, Diogo Pinto e Luís Moreira proporcionaram um momento memorável para os cerca de 150 convivas.

Publicado em Notícias

A AFA – Amigos da Freguesia de Arazede realizou a cerimónia de tomada de posse dos nos novos Corpos Sociais para o biénio 2018/2019, no pavilhão gimnodesportivo da AFA, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, no dia 7 de abril.
A celebrar 31 anos de existência em setembro, a instituição arazedense, volta a dar sinais de ser uma instituição dinâmica e moderna ao eleger, pela primeira vez, uma mulher para presidente da direção.
Dora Tinoco, uma atleta formada no rinque de patinagem da AFA, chega a presidente da direção com a vontade de continuar a levar a instituição sobre rodas.
“Hoje começa um novo ciclo e tudo farei para elevar o nome da AFA”, reforçou.
Cheia de confiança, a nova dirigente, que tem também no currículo o feito de ter sido a primeira capitã de equipa e de ter marcado o primeiro golo da AFA numa competição oficial, agradeceu o trabalho dos sócios fundadores, das anteriores direções e reforçou: “Temos como objetivo aumentar a projeção da equipa feminina e queremos continuar a apostar na formação”.
Ao desejar “os maiores sucessos à nova direção”, o adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, manifestou a disponibilidade para colaborar na implementação do novo projeto diretivo e congratulou-se por “ver a força que a nova direção já está a demonstrar”, bem como felicitou os novos Corpos Socais da AFA por terem uma maior participação feminina.
De igual modo, Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da AFA, referiu: “É uma honra dar posse a esta nova equipa”.
Ao lembrar a história da fundação da instituição, a forma como a modalidade de hóquei em patins tem levado o nome da AFA pelo país fora e por, à época, ter sido criada a primeira equipa feminina no distrito de Coimbra, Fernando Ramos almejou também que a AFA continue a formar atletas de nível internacional e avançou: “A AFA é mais do que desporto, é um espaço de construção de valores”.
“A AFA, mantendo os valores da sua fundação, entrou numa nova fase”, concluiu.

Corpos Sociais para o biénio 2018/2019

Assembleia Geral
Presidente: Fernando Jorge dos Ramos
1º. Secretário: José António de Almeida Costa
2º. Secretário: Fernando Manuel Ferrão

Direção
Presidente: Dora Isabel Pessoa Tinoco
Vice-Presidente: Germano José Silva Jorge
Vice-Presidente: Olga Mariza Simões Melro
Tesoureiro: Ana Cristina Cruz Pereira
1º. Secretário: Abel Martins Carapeto
2º. Secretário: Luís Manuel Reis Neves

Vogais:
Diana Alexandra Marques Pereira
Hermano Gustavo Jesus Jorge
Jorge Manuel Sousa Campos
Leonel Macedo Ferreira
Licínio Manuel São José Simões
Maria Beatriz Nicolau Costa
Monique Rodrigues Tabanez
Rogério Manuel Cruz Brito
Rita Costa Miranda

Conselho Fiscal
Presidente: António Monteiro Saltão
Secretário/Relator: Lúcio Manuel Inácio Costa
Vogal: Arnaldo Jorge Assunção Parente

Publicado em Notícias

Saber...