Itens filtrados por data: sábado, 08 setembro 2018
Senhor Luíz Carlos Setim, em representação da prefeitura, na qualidade de Presidente do Comité de Geminações da cidade de S. José dos Pinhais, a si e na sua pessoa, saúdo os demais membros da comitiva
Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Senhores Vereadores do Executivo Municipal
Senhores Membros da Assembleia Municipal
Senhores representantes de outros Municípios presentes
Senhores Presidentes de Junta de Freguesia
Senhoras e Senhores representantes das Entidades presentes, civis e militares
Dirigentes e trabalhadores do Município
Distintos homenageados e premiados
Senhoras e Senhores
 
O dia 8 de Setembro neste Município, é o dia em que todos os membros desta comunidade afirmam a sua vontade e querer em pertencer à tradição, à memória, à identidade deste concelho, um espaço físico e imaterial com uma longa e rica história.
Esta é a primeira comemoração do dia do Município deste mandato de quatro anos, após uma disputa eleitoral, que decorreu com grande elevação, espírito democrático e onde foi afirmado, de forma inequívoca, clara e muito consciente, por todos os eleitores, qual o projeto que pretendiam ver implementado neste mandato autárquico.
Esta manifestação tão ostensiva e forte dos nossos eleitores, incutiu em mim e na minha equipa, uma vontade e querer redobrados, um sentido de responsabilidade mais consciente, mas sobretudo, uma conclusão e certeza, de que quem trabalha, quem faz mais e melhor é reconhecido, com sentido de maturidade e vontade esclarecida, pelo eleitorado!
A política autárquica não é dizer sim a tudo e todos, não é governar em resposta às redes sociais, às vontades de cada um…
É saber dizer não… Quando se tem de dizer não!
É cumprir quando se diz “sim”!
É fazer obra que as pessoas querem e realmente precisam…
É projetar o futuro com arrojo, espírito visionário, com sentido estratégico e com políticas e projetos integrados e que se interligam entre si, criando uma comunidade forte e resistente às adversidades do futuro!
O futuro não se adivinha! Mas podemos influenciar o futuro… Podemos construir caminhos seguros e fortes para dar mais futuro a esta terra, que foi esquecida no passado… que muitos abandonaram e que vinha, fruto disso mesmo, dando uma imagem de decadência aguda e irrecuperável…
Minhas senhoras e meus senhores
Este é um discurso de esperança… De certezas! De futuro!
Montemor-o-Velho renasce…
Afirma-se... Está nas bocas do mundo… Ganha Vida… promove e difunde alegria e esperança…
Tem sorrisos e motivos de satisfação para dar a todos os que nos visitam e a todos os que decidem aqui fixar residência ou negócio.
Quem não tem orgulho no nosso Parque de Negócios!
Quem não tem vaidade, por exemplo de no último mês de Agosto e no corrente mês Setembro, de ver o nome da vila de Montemor-o-Velho e o concelho falado em todos os cantos do mundo…
As medalhas do nosso homenageado Fernando Pimenta são o produto do esforço, dedicação e empenho, quase sobre-humano do atleta… Mas ele treina numa das melhores pistas do mundo, que assim é mantida e promovida à custa exclusivamente dos impostos dos habitantes deste concelho!
O Festival Forte, com visitantes de mais de trinta e dois países, anima a economia local e consagra-se como um dos mais importantes festivais mundiais de música eletrónica, bem como, o mais belo, naturalmente, à custa da excelência e do bem preservado Castelo de Montemor-o-Velho, a quem o Município tem dado a máxima atenção na sua preservação, manutenção e promoção.
O Prémio Alves Barbosa, que tem a sua partida numa das mais belas rotundas de Portugal, como tive a oportunidade de ouvir de inúmeros forasteiros presentes, consagra a vontade do ciclista que dá nome à prova, e promove a modalidade nos mais jovens atletas deste país, levando o seu prestígio a todos os cantos de Portugal.
Montemor está em Festa por estes dias, no evento maior que o Município organiza, mas não deixa de participar na organização de outros eventos, como acontece com o 65º Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Nações, com 22 países participantes, 250 atletas e uma multidão de pessoas a acompanhar aqueles que são os melhores pescadores do mundo, atletas que usam equipamento proveniente das últimas tecnologias espaciais! É a elite das elites, que consagra as suas competências no desporto, mesmo que sejam engenheiros, professores, pedreiros, padeiros, ou tão só profissionais deste desporto no estrangeiro!
São os concertos do cartaz das festas que trazem a Montemor-o-Velho pessoas de toda a região, com audiências nunca vistas, verdadeiras multidões de gente que valoriza o nosso evento em todos os dias do seu programa, retomando-se cada vez mais a ideia de que nos estamos a afirmar na região, como outrora, de forma categórica, com um dos principais, e mais espetaculares, eventos de promoção do concelho, das nossas empresas ou, negócios, da nossa cultura e das nossas gentes.
Se este é o período das nossas festas, onde naturalmente, o tema é um concelho em festa e em grande afirmação e pujança, também gostaria de vos lembrar que estamos de forma sistemática e segura a fazer obra estruturante.
Não poderei deixar de relembrar que temos em curso em várias localidades do concelho uma importante obra de saneamento básico, em mais de três milhões de euros.
A obra de recuperação e preservação da barbacã do castelo e sua envolvente sul, avança a bom ritmo.
As obras do Projetos das duas Áreas de Regeneração Urbana da vila de Montemor-o-Velho, começam agora e até ao final do corrente ano a dar os seus primeiros passos. São obras estruturantes para a vila de Montemor-o-Velho, que passam pela reconstrução de casas para abrigos temporários de pessoas em risco, Centro de Competências ou Coworking, frente ribeirinha, requalificação do Largo dos Anjos e um espaço Multiusos.
Iniciaremos muito em breve a preparação dos projetos, obras de requalificação de centros urbanos e da rede viária do concelho, articuladas e consertadas com todos os Presidentes de Junta de Freguesia.
O Centro Interpretativo do Concelho, a instalar na Galeria Municipal, está em início de obra, na parte de construção civil, sendo posteriormente iniciada a instalação dos equipamentos que garantirão uma imagem virtual global do concelho e muito mais atracões.
O projeto de modernização administrativa do Município avança em bom ritmo, com especial ênfase no Urbanismo, onde muito em breve, vamos ter uma pequena revolução em prol de um melhor serviço aos nossos munícipes.
Na Proteção Civil Municipal somos, sem qualquer dúvida, uma referência a nível regional e nacional, pelos nossos equipamentos, recursos, inovação e tecnologia.
Em breve daremos início às obras de requalificação do leito abandonado do rio Mondego.
Com orgulho digo e afirmo que presido a um Município em movimento e com vida própria, com uma constante e permanente dinâmica nas áreas da Educação, Social, Juventude e do envelhecimento ativo.
E… Minhas senhoras e meus senhores …
Sempre com tudo pago aos nossos fornecedores em menos de 22 dias … Pois comigo, este Município será sempre de boas contas!
Não é fácil fazer obra com poucos recursos financeiros e humanos… Somos um Município modesto…
Mas… Como diria um colaborador da minha equipa…
Há coisas que só conseguimos construir quando existe amor, paixão, dedicação e sobretudo algo que nos motiva todos os dias… O (a) nosso (a) Munícipe…
E eu digo… Tudo só é possível de fazer porque este Município tem uma brilhante equipa de trabalhadores, dirigentes, e eu em particular, tenho o privilégio de poder contar com um conjunto de colaboradores na minha equipa pessoal que são de uma dedicação excecional e muito competente.
Uma palavra para a comitiva da cidade geminada de S. José dos Pinhais, para os meus bons amigos Luiz Setim, Neide Setim, Maria Nogueira, Ivone Ventura, Henrique Ventura e Áurea Leminski, bem-vindos, esta vila é a vossa casa em Portugal, nós temos muita honra e orgulho na Vossa presença neste dia tão importante para nós, como é o dia do nosso Município.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao Dr. Pedro Machado a oportunidade que me deu no passado de visitar esta cidade do sul do Brasil geminada com Montemor-o-Velho, dizendo-lhe que a homenagem que hoje lhe vai ser feita pelo Executivo é bem merecida, porquanto, apesar do absoluto envolvimento e dedicação com a Turismo do Centro de Portugal, onde tem feito um notável trabalho, nunca esquece a sua terra natal e os que lhe são queridos, sendo para mim uma honra poder contar com a sua amizade.
Nessa visita a S. José dos Pinhais, onde fui muito bem recebido por estas pessoas e por outras que não estão presentes, aprendi e senti um grande orgulho de Portugal, pela grande admiração e respeito que senti de todos os brasileiros com quem privei, numa cidade exemplarmente dirigida e organizada pelo aqui presente e na data Prefeito Luiz Setim.
A amizade e os afetos cultivam-se na proximidade e na distância… Com o nosso reencontro ontem, senti que o tempo parou desde o nosso encontro no Brasil, mas a nossa proximidade e amizade perduram até hoje e sempre de uma forma genuína e pura… Como se os anos não tivessem passado e nos tivéssemos visto todos os dias destes últimos anos! Obrigado por afirmarem e cultivarem o que todos afirmam há muitos anos – Portugal e Brasil são dois países irmãos!
Na política, como na vida, sou como sou, privilegio os afetos e as emoções, do genuíno imprevisível, pois a monotonia do politicamente correto não faz o progresso!
Sim!
Na minha vida pessoal e política há pessoas especiais, algumas a quem acredito que vale a pena dedicar toda a minha afeição e empenho às causas que abraço… Elas são a minha luz e a minha referência… Eu sou um mero caminhante que liga os pontos de uma viagem sem fim!
Uma palavra final a todos os homenageados, pois também hoje, neste município, este é o vosso dia! Parabéns! Merecem a distinção que vos queremos dar, todos por unanimidade! O vosso mérito tem de ser destacado e reconhecido!
Termino, convidando todos os presentes a visitar a nossa grandiosa Feira Anual e o espaço das festas concelhias.
Montemor-o-Velho está no mapa do mundo e recomenda-se! Obrigado!
Publicado em Notícias

No dia 8 de setembro, Montemor-o-Velho assinalou o feriado municipal com uma sessão solene com enfoque na Cultura, Educação e Ação Social: Bolsas de Estudo por Excelência; e na distinção de individualidades nas áreas da Cultura, Social, Benemerência, Humanitária e Autárquica.
Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, teve a honra de presidir ao momento solene e, com alguma emoção à mistura, referiu: “Faz hoje um ano que elogiei o primeiro-ministro, António Costa, porque tratando-se de vésperas de eleições autárquicas tinha dado instruções para que nenhum membro do Governo presidisse, nesse período, a sessões solenes. Este ano, o senhor Presidente da Câmara ao ter optado por não convidar nenhum membro do Governo e ter-me destinado essa nobre honrosa tarefa é algo que não irei esquecer e é algo que na minha vida nunca julguei fazer”.
“Este lugar é seu e devia ser o Presidente de Câmara a presidir esta Sessão Solene e, por isso, o meu muito obrigado”, reforçou.
Na sessão que contou igualmente com a presença de Luiz Carlos Setim, presidente do Comité de Geminações de S. José dos Pinhais (Brasil) e de uma comitiva que o acompanha em mais uma visita a Montemor-o-Velho, Fernando Ramos deixou-lhes palavras de elogio e reconhecimento.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia Municipal fez questão de realçar a atividade do município e sublinhou: “Não é vulgar, hoje, um Presidente de Câmara apostar deliberadamente na inovação e na investigação, e por conseguir mobilizar os trabalhadores”.
De igual modo, Luíz Carlos Setim, referiu: “É uma alegria muito grande virmos a Montemor-o-Velho nesta magna data. Durante todos esses anos tivemos a satisfação de termos comitivas aqui presentes”.
Com palavras de elogio à atuação municipal, reforçou: “Aquele que pensa na Educação, pensa no Futuro”.
Na primeira intervenção no Feriado Municipal do novo mandato autárquico, o Presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, lembrou “uma disputa eleitoral, que decorreu com grande elevação, espírito democrático e onde foi afirmado, de forma inequívoca, clara e muito consciente, por todos os eleitores, qual o projeto que pretendiam ver implementado” e aproveitou para lembrar a obra feita, desvendar alguns projetos em curso e traçar uma visão de futuro para o concelho.
“O futuro não se adivinha! Mas podemos influenciar o futuro e construir caminhos seguros e fortes para dar mais futuro a esta terra”, reforçou.
Visivelmente satisfeito e orgulhoso por presidir a um “Município em movimento, com vida própria, com uma constante e permanente dinâmica”, Emílio Torrão reforçou: “Montemor-o-Velho está no mapa do mundo e recomenda-se”!
Na sessão solene, a par da entrega das bolsas estudo de excelência, foram entregues medalhas de honra do Município a Pedro Machado e a Fernando Pimenta, a medalha de mérito municipal dedicação a Gorete Diogo, por 25 anos de serviço na autarquia montemorense, e medalhas de mérito de municipal benemerência, cultural, humanitário, social e autárquico.


Medalhas de Honra do Município:
• Fernando Ismael Fernandes Pimenta – recebeu o atleta de paraciclismo Telmo Pinão
• Pedro Manuel Monteiro Machado

Medalhas de Mérito Municipal:
• Medalha de Mérito Municipal Benemerência a Manuel Teixeira Marques Veríssimo, da Freguesia de Arazede.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José Carlos Simões Rama Monteiro (a título póstumo), da Freguesia de Carapinheira – recebeu o Presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Alcides Ferreira Costa, da Freguesia de Ereira.
• Medalha de Mérito Municipal Humanitário a Manuel Maria de Oliveira Ângelo, da Freguesia de Liceia.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Arnaldo Carapeto Ferreira, da Freguesia de Meãs do Campo.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José de Almeida Sousa, da Freguesia de Pereira.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Maria da Estrela Ferreira Girão Pereira Pimentel, da Freguesia de Santo Varão.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a António Mendes de Sousa, da Freguesia de Seixo de Gatões.
• Medalha de Mérito Municipal Social a Casa do Povo de Tentúgal, da Freguesia de Tentúgal.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José de Jesus Simões Coutinho, da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
• Medalha de Mérito Municipal Autárquico a Manuel Marques Carraco dos Reis, da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.

Medalha de Mérito e Dedicação:
• Medalha de Mérito e Dedicação a Maria Gorete da Costa Diogo por ter completado 25 anos de serviço nesta Autarquia.

Bolsas por Excelência:
2.º Ciclo | Mariana Rama Aveiro, Maria Leonor Brites Salgado, Ana Júlia Brites Salgado, Catarina Filipe Carvalho Meco Batista
3º Ciclo | Carolina Maurício Forte, Miguel Diogo Rodrigues, Constança Daniela Maia de Jesus
Ensino Secundário | Beatriz Rama Moreira, Duarte Nuno Pratas dos Santos
Ensino Superior | Débora Tatiana de Sousa Mena, Inês Ferreira Munhoz

Publicado em Notícias
sábado, 08 setembro 2018 16:50

Feira do Ano 2018 | Programação

Feira do Ano | Programação


Sábado . dia 8 . Feriado Municipal
9h | Centro Equestre | Concurso de Modelos e Andamentos Raça Lusitana e Cruzado Português
12h | Abertura
12h/00h | Morlândia | Espaço infantil
15h | Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal | Salão Nobre | Paços do Concelho
17h | Praça (zona ribeirinha) | Corrida de Toiros
18h30 | Palco Freguesias em Festa | Ereira e Carapinheira | Grupo Folclórico da Ereira | Orquestra Ligeira da Carapinheira | Grupo Folclórico da Carapinheira
21h | Centro Equestre | Gala do Centro Equestre de Montemor-o-Velho
22h | Palco Principal | Blaya
00h | Palco DJ 1 e 2 | Aniversário DJ David Silva |
DJ Diogo Almeida | DJ David Silva e Amigos

domingo . dia 9
9h | Centro Equestre | Passeio Equestre
10h | Castelo | Castelo de Ciência
12h | Abertura
12h/00h | Morlândia | Espaço infantil
15h/17h | Morlândia | Peddy-Paper pais e filhos
17h | Palco Principal | O Mundo da Sara
19h30 | Palco Freguesias em Festa | Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca | Rancho Folclórico Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira | Coro Polifónico de Verride | Rancho Folclórico dos Malmequeres de Reveles


Horário da Feira do Ano . recinto / bares
sábado | dia 1 | 19h/05h
domingo | dia 2 | 12h/03h
2ª a 5ª | dias 3, 4, 5 e 6 | 19h/03h
6ª | dia 7 | 19h/05h
sábado | dia 8 | feriado municipal | 12h/05h
domingo | dia 9 | 12h/03h

Áreas institucional, artesanato concelhio, comércio, indústria e serviços, agrícola e automóvel, doçaria, café, tasquinhas e rural:
dias 1, 3, 4, 5, 6, 7 > 19h/00h
fins-de-semana e feriado (2, 8 e 9) > 12h/00h

 

Publicado em Agenda Cultural

8/sábado
9h Concurso de Modelos e Andamentos Raça Lusitana | Concurso de Modelos e Andamentos Cruzado Português
21h Gala do Centro Equestre de Montemor-o-Velho

9/domingo
9h Passeio Equestre

Publicado em Agenda Cultural

8/sábado
9h Concurso de Modelos e Andamentos Raça Lusitana | Concurso de Modelos e Andamentos Cruzado Português

Publicado em Agenda Cultural
3 a 9/ segunda a domingo | Centro Náutico de Montemor-o-Velho

Programa Oficial

sábado: 08 de Setembro
07h Sorteio de Pesqueiros
08h 1º sinal – Entrada nos pesqueiros
08h45 2º sinal – Controlo de Iscos e Engodos
09h50 3º sinal – Engodagem Forte
10h 4º sinal – Início da 1a Prova
13h55 5º sinal - 5 minutos para o fim da 1a Prova
14h00 6º sinal – Fim da 1a Prova
17h30 Resultados da 1ª Prova
Reunião de Capitães

domingo: 09 de Setembro
07h Sorteio de Pesqueiros
08h 1º sinal – Entrada nos pesqueiros
08h45 2º sinal – Controlo de Iscos e Engodos
09h50 3º sinal – Engodagem Forte
10h 4º sinal – Inicio da 2ª Prova
13h55 5º sinal - 5 minutos para o fim da 2ª Prova
14h 6º sinal – Fim da 2ª Prova
17h Publicação de Resultados
18h30 Cerimónia de Entrega de Prémios
20h Banquete de Encerramento
 
 
 
 

 

Publicado em Agenda Cultural

Saber...