Itens filtrados por data: sábado, 12 janeiro 2019
No dia 12 de janeiro, a tertúlia “Qual o papel das Associações e Coletividades na Vila de Montemor-o-Velho?”, no Teatro Esther de Carvalho, abriu as comemorações dos 50 anos do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, marcou presença no início da iniciativa e desejou “os maiores sucessos para o CITEC e que o programa comemorativo seja um momento de celebração cultural, atraindo mais público a Montemor-o-Velho”.
A programação do 1º trimestre de 2019 tem como curador Bruno Costa, da direção da Filarmónica 25 de Setembro, que na primeira sessão convidou Jorge Camarneiro e Alexandre Leal para “um momento de reflexão geral sobre o associativismo na vila”.
Num diálogo partilhado com a audiência, apontaram-se as dificuldades e os desafios para o futuro do tecido associativo.
A sessão terminou com a atuação Coro Ashira.
A próxima tertúlia realiza-se no dia 26 de janeiro e vai ser subordinada ao tema “Envelhecimento ativo e saudável”. A animação vai ficar a cargo da Tuna da Seniormor – Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
Publicado em Notícias
O momento foi de festa e alegria no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho com o já tradicional Jantar de Reis do Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo.
No dia 12 de janeiro, cerca de 200 participantes reuniram-se para “um momento de convívio e confraternização da família escutista e dos seus amigos”, referiu Jorge Dentinho, chefe-adjunto do agrupamento 1366 – Meãs do Campo.
Rui Santos, adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, marcou presença na iniciativa e, ao congratular-se “pelo dinamismo demonstrado”, deixou palavras de reconhecimento “pelo excelente trabalho desenvolvido”.
No final do jantar, as diferentes seções – lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros – surpreenderam o público presente com divertidos momentos repletos de música e teatro.
 
Publicado em Notícias
No dia 12 de janeiro, a antiga escola primária da Portela, na freguesia de Tentúgal, voltou a ser um espaço dedicado ao saber e à aprendizagem. A cerimónia de entrega de diplomas e certificados do processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) Escolar – Ensino Secundário a 13 formandos da freguesia foi o culminar de um ano de muito trabalho intenso.
Ao reforçar que, a partir de agora, “o concelho fica mais rico”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, expressou “uma profunda e sincera admiração” pelos formandos e formandas por “terem a capacidade de apostar no reconhecimento das suas competências”.
“Este é um momento muito importante para todos nós e, por isso, elogio a vossa capacidade para terem voltado a estudar. São uma mais-valia para o concelho de Montemor-o-Velho”, reforçou.
De igual modo, o diretor geral da Profiforma | Centro Qualifica, Alfredo Lopes, referiu “que o esforço vale a pena quando que alcançam resultados” e incentivou os formandos “a continuarem no caminho do saber”.
Com palavras de elogio e agradecimento, Raul Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, recorrendo à poesia de António Aleixo, congratulou-se pelos formandos “terem tornado o sonho em realidade” e destacou o seu “esforço e dedicação” na obtenção da certificação.
Após a cerimónia que contou também com a presença de elementos do executivo da Junta de Freguesia de Tentúgal, representantes de diversas associações da freguesia e de Nuno Santos e Alexandra Lopes, respetivamente coordenador e técnica de ORVC, do Centro Qualifica - Profiforma, decorreu um momento de confraternização, com um beberete e uma prova de doçaria regional e conventual.
Publicado em Notícias

O Grupo Folclórico da Vila de Pereira continua a promover a cultura tradicional e, nos dias 12 e 13 de janeiro, canta As Janeiras pela freguesia.
No sábado, a formação pereirense iniciou o seu périplo na Capela de Nª Srª do Bom Sucesso – Tojal, tendo passado pela Unidade de Cuidados Continuados, Praça Central da Urbanização, Largo de Santa Rita – Torre, Capela Nª Srª do Monte - Montes de Cima, Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal do Minhoto, Capela de Nª Srª do Pranto, Largo do Terreirito e Entrada do Pavilhão ADCRP.
À semelhança dos anos anteriores, o momento de celebração cultural terminou com a tradicional receção na Junta de Freguesia.
No momento, o adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, acompanhado de elementos do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia, desejou “os maiores sucessos ao Grupo Folclórico da Vila de Pereira e que possam continuar a ser um dos embaixadores da cultura da freguesia e do concelho”.
Amanhã, domingo, às 12h, a Igreja Matriz de Pereira recebe o encerramento da iniciativa do Cantar das Janeiras.

Publicado em Notícias

GDE - Grupo Desportivo da Ereira | Agenda Desportiva

Publicado em Agenda Desporto
 
 
21h30 | primeira iniciativa no âmbito das comemorações dos 50 anos do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho.
Momento musical com Coro Ashira
Publicado em Agenda Cultural
25 triatletas nacionais e da seleção nacional de Espanha participaram, no dia 12 de janeiro, no Treino Inicial de Época da Federação de Triatlo de Portugal, realizado no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
Depois do contrarrelógio feminino e masculino, decorreram as provas masculinas e femininas na distância de Super-Sprint (300m natação / 6,6km de ciclismo / 1,6km de corrida).
A iniciativa contou com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e com a colaboração do Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e dos alunos da turma do curso de TAGD (Técnicos de Apoio à Gestão Desportiva) do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias

14h30 Capela de Nª Srª do Bom Sucesso - Tojal
14h45 Unidade de Cuidados Continuados
15h15 Praça Central da Urbanização
15h30 Largo de Santa Rita - Torre
16h Capela Nª Srª do Monte - Montes de Cima
16h30 Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal do Minhoto
17h Capela de Nª Srª do Pranto
17h15 Largo do Terreirito
17h30 Entrada do Pavilhão ADCRP
18h Junta de Freguesia

13/domingo
12h Igreja Matriz de Pereira

Publicado em Agenda Cultural

Saber...