Itens filtrados por data: sábado, 26 janeiro 2019
sábado, 26 janeiro 2019 22:34

Sopas atraíram centenas ao Zambujeiro

A 2ª edição do Festival das Sopas voltou a ser um sucesso e a atrair ainda mais convivas à Associação Cultural e Recreativa Alegria do Zambujeiro, no Zambujeiro, na freguesia de Arazede, no dia 26 de janeiro.
Ao longo do serão, mais de 300 participantes tiveram a oportunidade de saborear 17 sopas oferecidas por 11 restaurantes dos concelhos de Montemor-o-Velho, Cantanhede, Coimbra e Aveiro; e por 6 moradores do Zambujeiro.
A forte participação na iniciativa surpreendeu a comissão de festas em Honra de S. Tomé 2019 e que é composta por João Vítor Ramalho, Simão Breda, Pedro Nogueira e Vítor Silva.
“Este é um evento que pretende angariar verbas para a festa que se realiza entre 5 e 7 de julho”, esclareceu Pedro Nogueira.
“Este festival está tão concorrido que se está a tornar maior do que a festa!”, atestou, com humor.
Presente na iniciativa, o vereador Décio Matias fez questão de destacar o dinamismo da organização e de todos os envolvidos no seu sucesso e destacou: “O Zambujeiro está no mapa e recomenda-se”.
“É de saudar o espírito de iniciativa e o dinamismo da comissão de festas em preparar um evento capaz de reunir as várias gerações e de mostrar também a excelência e a riqueza da nossa gastronomia”, reforçou.
Os momentos de confraternização prolongaram-se noite dentro e a animação ficou a cargo do grupo Musical Tema.
 
Restaurantes:
- Sopa Rainha – Restaurante Arte Nova – Eiras - Coimbra
- Sopa de Peixe – Restaurante Panorama - Praia da Tocha
- Sopa da Pedra - Restaurante O Poço – Meco - Arazede
- Sopa de Peixe - Quinta da Oliveira – Faíscas - Arazede
- Sopa de Legumes - Restaurante Amigo - Tocha
- Sopa da Avó – À Taberna - Cantanhede
- Sopa da Pedra – O Escondidinho – Cavaleiros - Aveiro
- Sopa da Pedra - Restaurante A Moagem - Montemor-o-Velho
- Sopa à Lavrador - Restaurante Serrado – Arazede
- Sopa Especial de Corrida - Restaurante Evaristo – Berlengas
- Canja – Restaurante Frango Malandro - Cantanhede
 
Individual:
- Sopa de Grão - Américo Pereira Dias
- Sopa de Castanhas – Américo Pereira Dias
- Sopa da Gândara – Manuela Ranhel Tomás
- Sopa da Alegria - Vítor Ramalho
- Sopa Nabos – Fernanda Ramalho
- Creme de Marisco - Rosa Labela
Publicado em Notícias
Durante o fim de semana de 26 e 27 de janeiro, todos os caminhos vão dar à Feira de Stocks que decorre no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
No sábado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, marcou presença no arranque da iniciativa que pretende ser um estímulo para o tecido empresarial concelhio e sublinhou: “Todas as ações inovadoras e originais que possam contribuir para o reforço da atividade comercial dos nossos empresários são bem-vindas e, por isso, a Feira de Stocks conta também com o nosso apoio”.
“Seremos mais fortes se os nossos empresários e empreendedores também o forem, neste sentido acredito que este será o início de uma ação que vai ter mais edições, de modo a dar a conhecer o que de melhor fazemos no concelho”, reforçou.
De igual modo, Mónica Sousa, coordenadora técnica do projeto iMontemor 3G (programa CLDS 3G), referiu: “Esta iniciativa está a superar as nossas expetativas e temos mais de 50 expositores, sendo que mais de 90% são do concelho”.
Ao avançar que “a iniciativa surgiu de um desafio dos empresários para divulgar os seus produtos e para escoar as coleções”, a coordenadora técnica do iMontemor 3G esclareceu que “a atividade que é transversal aos 3 eixos (eixo 1 – emprego, formação e qualificação; eixo 2 – intervenção parental e familiar; eixo 3 – capacitação da comunidade e das instituições), assim como os empresários foram sensibilizados para criar uma associação empresarial e comercial no concelho”.
Bastante satisfeito por acolher mais um evento “que contribui para animar a freguesia”, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, reforçou: “O Pavilhão multiusos estará sempre disponível para apoiar iniciativas que ajudem a dinamizar o tecido empresarial local”.
Recorda-se que a Feira de Stocks é um evento promovido pelo projeto iMontemor 3G (programa CLDS 3G), Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e um grupo de empresários/as locais em estreita colaboração com a Junta de Freguesia da Carapinheira.
No mesmo espaço, podem-se encontrar, entre outros, produtos nas áreas do vestuário, calçado, lar, decoração, desporto, cosmética, assessórios, ótica, artesanato, doçaria e serviços.
A organização preparou ainda um animado programa de animação dirigido a todas as idades e os workshops “Redes Sociais e Comunicações” e “Como organizar um guarda-roupa?”.
No domingo, a Feira de Stocks funciona entre as 10h e as 19h.
 
A entrada é livre.
 
Programa Domingo | 27 de janeiro | entre as 10h e as 19h
16h | Grupo de Dança Afriklave
17h | Workshop “Como organizar um guarda-roupa?”
17h30 | Rancho Folclórico da Carapinheira
19h | Encerramento
Publicado em Notícias
sábado, 26 janeiro 2019 15:57

ARCA revive tradição da matança do porco

A Associação Recreativa da Cabeça Alta – ARCA, na freguesia do Seixo de Gatões, voltou, no dia 26 de janeiro, a proporcionar um dia de convívio, repleto de gastronomia e de evocação das tradições da freguesia com o reviver da tradição da matança do porco.
O vereador Décio Matias marcou presença na iniciativa que reuniu mais de sete de dezenas de convivas, aproveitou o momento para “desejar os maiores sucessos à ARCA” e congratulou-se pela direção “continuar a promover eventos que retratam as memórias de antigamente e que, ao mesmo tempo, estimulam o convívio e reforçam as vivências em comunidade”.
Silvino Madaleno, presidente da ARCA, mostrou-se “muito satisfeito pelo evento continuar a juntar tanta gente” e esclareceu: “Este ano, devido a alguns constrangimentos, optámos pela aquisição da carcaça e, por isso, não foram feitos alguns momentos da recriação. Todavia, toda a parte gastronómica foi realizada, deixando bastante satisfeito quem nos brindou com a sua presença”.
“Este é sempre um momento especial nas vivências da ARCA. Temos um dia de convívio e de tradição que honra a memória da nossa freguesia”, reforçou.
O café da panela com beiloses, o bacalhau assado, o serrabulho, o cozido da matança e o arroz de pica no chão foram alguns dos saborosos motivos que tornaram ainda mais especial o dia de convívio na ARCA.
À semelhança dos anos anteriores e com muito humor à mistura, a organização continuou a inovar. O carro de mão disponibilizado para transportar, até ao domicílio, os convivas afetados pelo efeito “das águas de aquecimento intensivo”, foi equipado com um sistema de sinalização (os tradicionais “pirilampos”).
Publicado em Notícias

Tertúlia "Envelhecimento Ativo e saudável"

Momento Musical com Tuna da SENIORMOR

Publicado em Agenda Cultural
das 15h às 17h | sede do grupo - Pavilhão da ADCRP
 
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 26 janeiro 2019 11:28

Matança Tradicional do Porco

26 jan/ sábado | manhã cedo | ARCA | Cabeça Alta | Seixo de Gatões
 
À chegada: café da panela com beiloses
À chamusca: self-service
No abafo: bacalhau assado de pé
Pendurado que seja: febras e miudezas
Prassentar: sarrabulho
À sueca: Arrenúncias (gritos e ranger de dentes)
Pra aquecer: cozido da matança (Caldos)
Pra acabar: arroz de pica no chão (Bengalas)
 
Inscrições até 25 janeiro na ARCA e ISAFLOR
 
Org.> ARCA - Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Cabeça Alta
Publicado em Agenda Cultural

26/ entre as 15h e as 23h

15h | Abertura

17h | LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego

18h | Tuna da Seniormor

21h30 | Workshop “Redes Sociais e Comunicações”

22h | DanceQui Grupo de Dança

 

27/ entre as 10h e as 19h

16h | Grupo de Dança Afriklave

17h | Workshop “Como organizar um guarda-roupa?”

17h30 | Rancho Folclórico da Carapinheira

19h | Encerramento

 

Saiba mais em https://www.facebook.com/iMontemor3G/

 

Entrada Gratuita

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 26 janeiro 2019 10:14

II Festival das Sopas | Zambujeiro

19h30 | Associação Cultural e Recreativa – Alegria do Zambujeiro
 
 
Animação com Musical Tema, grande variedade de sopas e vinhos regionais!
 
Org.> Comissão de Festas de S. Tomé 2019
Publicado em Agenda Cultural
21h30 | Teatro Esther de Carvalho
 
 
momento musical pela Tuna da Seniormor - Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
Publicado em Agenda Cultural

Saber...