Itens filtrados por data: sábado, 02 março 2019

As ruas da vila de Montemor-o-Velho encheram-se de muita alegria, serpentinas e muita animação, no dia 2 de março, com a 32ª edição do Carnaval para a Infância e Juventude.
Sob o mote “Caminhar ao contrário para além do visível”, a parceria entre a AFMP – Associação Fernão Mendes Pinto e o Município de Montemor-o-Velho atraiu até à sede do concelho com cerca de 900 foliões que voltaram a proporcionar mais um momento inesquecível para os participantes e para o muito público presente.
Presente na iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, ao deixar uma palavra de reconhecimento “às técnicas e colaboradores da AFMP, pela sua dedicação e empenho, e às Juntas e Uniões de Freguesia”, reiterou a continuidade da parceria na organização do evento e sublinhou: “Esta é uma oportunidade para todas as crianças e jovens se divertirem, mas é também uma manifestação de alegria de toda a comunidade. É com muita satisfação que participamos neste momento e que constatamos que é um evento que está cada vez melhor”.
Por sua vez, José Guerra, presidente da AFMP, referiu: “É uma grande festa que nos transporta para o imaginário de quando éramos crianças. Aproveito ainda o momento para agradecer a colaboração de todos e o envolvimento do Município de Montemor-o-Velho nesta manifestação cultural que é o Carnaval para a Infância e Juventude”.
Com o sentido de dever cumprido, Teresinha Santos e Adélia Roxo, técnicas da AFMP, voltaram a ser os rostos mais visíveis da organização e, apesar do cansaço, não esconderam a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa, “tendo sido uma das edições mais participadas de sempre”.
O desfile da 32.ª edição do Carnaval para a Infância e Juventude teve início no Largo dos Anjos, passou pela Rua Dr. José Galvão, Praça da República e terminou no Anfiteatro Municipal, com um lanche de convívio e animação a cargo do dj Estovia (Diogo Almeida), do grupo de dança do CATL Jovem de Arazede e do grupo de dança “Dancequi” da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Social de Quinhendros.
A par da participação da Creche Cantinho das Cegonhas, do Centro Ilda Moreno, do Centro Infante D. Pedro, de Tentúgal, dos Jardins de Infância de Liceia e de Gatões, dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do 1.º ciclo de Montemor-o-Velho/Ereira, do Seixo e de Liceia, dos CATL Jovem de Montemor-o-Velho e de Arazede e do CATL Oficina do Saber e a Creche Fernãozinho (Figueira da Foz), a 32.ª edição do Carnaval para a Infância e Juventude teve também a participação dos Jardins de Infância da rede pública da Carapinheira e do Tojeiro, do grupo de dança “Dancequi”, do grupo de teatro “O Celeiro” da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Pereira, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo e da Associação Filarmónica 25 de Setembro.

Publicado em Notícias

No dia 2 de março, o “Teatro Mais Pequeno do Mundo” – “Debaixo do capuz – Histórias de devorar e chorar por mais” convidou o público a empreender uma viagem repleta de aventura e emoções.
O projeto artístico multidisciplinar do encenador Graeme Pulleyn, ofereceu aos participantes uma experiência teatral inesquecível a bordo da “Penélope”, uma roulotte transformada numa envolvente e peculiar sala de espetáculos, proporcionando um momento intimista e de grande proximidade com os artistas.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa e referiu: “Esta é uma ideia original. Como apreciador de teatro, esta é uma iniciativa que cumpre um dos propósitos do teatro, que é ter a capacidade de nos surpreende”.
“A imaginação não tem limites”, reforçou.
O 'Teatro Mais Pequeno do Mundo' é uma das propostas artísticas do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que a integram.

Publicado em Notícias
Nos dias 2 e 3 de março, o Centro Náutico de Montemor-o-Velho recebe a 3ª edição do Fórum de Treinadores de Canoagem que é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC), e tem o apoio do Município de Montemor-o-Velho, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Gabinete de Desporto da UC.
Na sessão de abertura, o vereador Décio Matias, ao destacar que “Montemor-o-Velho é um exemplo de investimento continuado no desporto”, saudou os participantes e a organização e, ao deixar um cumprimento especial a António Figueiredo, vice-reitor da UC e presidente da FCDUF-UC, destacou “a mudança de paradigma na UC em relação ao desporto, mantendo-se atual e na vanguarda “.
No momento, o vereador aludiu ainda também às parcerias entre o Município e as diversas federações que utilizam o Centro Náutico e sublinhou: “Hoje somos parceiros autênticos com a Federação Portuguesa de Canoagem e é indissociável a ligação da canoagem a Montemor-o-Velho”.
Ao destacar “a relação exemplar e extremamente colaborativa do Município de Montemor-o-Velho e a UC” e a “longevidade da relação com a FPC”, António Figueiredo, vice-reitor da UC e presidente da FCDUF-UC, referiu que “a UC passou a olhar para o desporto como indicador estratégico”. Salientando a importância da realização da iniciativa, disse: “É determinante que se invista na formação e na competência daqueles que planeiam, executam e registam o treino”.
No momento, Ricardo Machado, vice-presidente da FPC, congratulou-se “com a elevada adesão à iniciativa, estando cerca de 80 pessoas inscritas” e reiterou: “Montemor-o-Velho é cada vez mais a casa da canoagem portuguesa”.
“A excelência dos preletores e a importância crescente que os treinadores atribuem à formação contínua e à valorização pessoal” foram, no entender do dirigente da FPC, os motivos da elevada afluência ao Fórum de Treinadores de Canoagem 2019.
À semelhança das anteriores edições, a iniciativa conta, de acordo com a organização, com a presença de “técnicos, docentes e investigadores, com trabalho desenvolvido e vasta experiência profissional na canoagem”, sendo, igualmente, um espaço para a apresentação do resultado de trabalhos académicos na área da canoagem, desenvolvidos na UC.
Direcionada para treinadores de Canoagem, a formação é de inscrição gratuita e é acreditada pelo IPDJ, com 1,6 Unidades de crédito (0,8 unidades para cada um dos dias), para a componente específica da formação contínua de treinadores de canoagem.
 
 
 
Programa:
 
2 de março | sábado
13h30/14h15 - Receção dos participantes
14h15 - Mesa de abertura
14h30/15h30 - “Hidratação e nutrição do atleta”, por Jaime Milheiro
15h30/16h30 - “Variabilidade funcional no treino de canoagem”, por Pedro Cabral Mendes
16h30/17h00 - Espaço para “conversa de café”
17h00/18h00 - “Teoria de funcionamento ótimo da pá wing: eficiência e controlo em provas de velocidade”, por David Calvente
18h15/19h00 - Output de trabalhos académicos para o desenvolvimento do conhecimento em canoagem:
- “Correlação entre parâmetros ecocardiográficos e da função ventilatória em canoístas femininas de elite”, por Liliana Resende
- “Perfil e magnitude das forças exercidas pelos membros inferiores em caiaque ergómetro”, por Pedro Bonito- Projeto “Classificações e ranking por idade maturacional”
 
3 de março | Domingo
8h30 - Receção dos participantes
Conferências
9h00/9h45 - Conferência Nelo
9h45/10h15 - “Otimização do equipamento em provas de velocidade”, por David Calvente
10h15/11h15 - “Técnica em canoa”, por Jaroslav Randon
10h15/11h15 - Espaço para “conversa de café”
11h45/12h45 - “O treino da técnica de slalom em águas tranquilas - Transfer para as águas bravas”, por Manuel Freiria
12h45/13h45 - Workshop “Prevenção de lesões em canoagem”, por Luís Alves
Publicado em Notícias
sábado, 02 março 2019 17:25

Fórum Treinadores de Canoagem 2019

2 e 3 de março/ sábado e domingo | Centro Náutico | Montemor-o-Velho
 
Inscrição gratuita mas obrigatória.
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Mais informações em www.fpcanoagem.pt ou em www.uc.pt/fcdef 
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 02 março 2019 17:25

Fórum Treinadores de Canoagem 2019

2 e 3 de março/ sábado e domingo | Centro Náutico | Montemor-o-Velho
 
Inscrição gratuita mas obrigatória.
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Mais informações em www.fpcanoagem.pt ou em www.uc.pt/fcdef 
Publicado em Agenda Desporto
sábado, 02 março 2019 11:38

Baile de Carnaval | Formoselha

21h30 | CRP de Formoselha

Publicado em Agenda Cultural

15h | Percurso do cortejo: Largo dos Anjos, Rua Dr. José Galvão, Praça da República e Anfiteatro Municipal

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 02 março 2019 11:10

Conversas com Café | Tentúgal

16h | Pastelaria Moinho Novo
 
História Local nas histórias de José Craveiro
Mágico Duarte Nuno
 
Org.> Associação Corvoepinho e Aposenior3
Publicado em Agenda Cultural
2 março/ 11h | Centro Beira Mondego | Santo Varão
 
Formadora Joana Biscaia
Para + 16 anos
Vagas limitadas
Inscrições abertas
 
Reservas e infos> Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 910031365 | 967236518
Publicado em Agenda Cultural

Saber...