Itens filtrados por data: sábado, 27 abril 2019

Nos dias 26 e 27 de abril, em Montemor-o-Velho, o espetáculo “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia) desafia a plateia a acompanhar a viagem de descoberta e partilha entre o avó e um neto, numa sucessão de memórias que evocam Abril.
No sótão lá de casa, leia-se Teatro Esther de Carvalho (TEC), entre livros e revistas, sempre na companhia dos Baluarte (arranjos e interpretação), do Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense e do Coro Vozes de Montemor, e de elementos do CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho e de outros grupos do concelho, as memórias da revolução que trouxe o Dia da Liberdade são colocadas em evidência e ganham uma nova dimensão.
A peça original do CITEC, baseada a partir do livro «Era uma vez o 25 de Abril» de José Fanha e de outros textos, apresentou alguns factos dos anos 60 e 70, como a emigração portuguesa, a guerra colonial e o 25 de Abril de 1974.
Na sessão de estreia e com lotação esgotada, Deolindo Pessoa, do CITEC e responsável pela dramaturgia e encenação, aproveitou o momento para dirigir palavras de agradecimento a Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, presente na plateia, “pelo desafio que lançou ao CITEC para a preparação de um espetáculo alusivo ao 25 de Abril” e para explicar alguns dos momentos do espetáculo, “uma vez que, por causa da instabilidade climatérica, a apresentação teve ser reajustada de uma frente de palco com mais de 20 metros, na Praça da República, para o palco do TEC”.
Mais logo, às 21h30, “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia) sobe novamente ao palco.

A entrada é livre, mas está sujeita a marcação.
Para informações e reservas: 962 935 122

Publicado em Notícias

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, recebeu, no dia 27 de abril, nas instalações da EPM – Escola Profissional de Montemor-o-Velho, a reunião da Comissão Coordenadora Nacional da Juvebombeiro, tendo sido aprovada a alteração ao regulamento, que vai permitir, por exemplo, uma maior aproximação entre as Comissões Coordenadoras Distritais da Juvebombeiro e as Federações Distritais de Bombeiros.
No final do encontro, Diogo Freitas, delegado distrital da Juvebombeiro de Coimbra e elemento dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, referiu: “Estamos a mudar paradigma. Pegámos numa estrutura que se encontrava nos cuidados paliativos e estamos a transformá-la num organismo vivo em franco crescimento”.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, esteve à conversa com os representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e com os diversos elementos dos conselhos distritais de Beja, Aveiro e Coimbra da Juvebombeiro e referiu: “É com imenso orgulho que vos recebo. Temos um grande empenho nos nossos bombeiros. Em Montemor-o-Velho, somos uma só equipa - a Proteção Civil e os Bombeiros – e eu tenho muito orgulho no comandante e na sua equipa”.
Ao fazer referência ao trabalho desenvolvido pelo Município, nomeadamente na inovação em diversas áreas, destacando-se o combate à vespa velutina, o edil montemorense disponibilizou-se “para partilhar conhecimento” e aproveitou para reiterar palavras de agradecimento a todos os bombeiros.
O secretário executivo da LBP e comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, José Fernandes, agradeceu a forma como foram recebidos em Montemor-o-Velho e sublinhou: “A presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal representa bem o seu empenho e o reconhecimento pelo trabalho que os bombeiros fazem e, por isso, era bom que o exemplo de Montemor-o-Velho vingasse por esse país fora”.
Recorda-se que, em Montemor-o-Velho, a Juvebombeiro integra jovens que fazem parte do corpo de bombeiros voluntários da AHBVM e pretende mobilizar a comunidade juvenil para o associativismo e para o voluntariado.

Publicado em Notícias

Nos dias 27 e 28 de abril, o Centro Náutico de Montemor-o-Velho volta estar no centro da canoagem nacional com a Taça de Portugal de Regatas em Linha, recebendo cerca de 600 canoístas, em representação de 44 clubes.
Ao congratular-se pela “realização de mais um grande evento que reúne a família da canoagem”, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, presente no primeiro dia de competição e à conversa com Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), saudou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e desejou “os maiores sucessos aos atletas para os próximos desafios competitivos”.
Na ocasião, o dirigente sublinhou: “Em termos competição, esta é a primeira prova da época. Para além da Taça de Portugal, é também uma seletiva nacional para seniores, sub-23, juniores, cadetes e paracanoagem de modo a selecionar os melhores atletas para as equipas nacionais e que vão representar no país nas diversas provas internacionais”. “No que diz respeito à equipa sénior, a competição tem ainda uma maior importância porque daqui vão sair os atletas que vão disputar, no campeonato do mundo, o apuramento olímpico para Tóquio em 2020”, esclareceu.
Recorda-se que, no dia 27, durante a tarde, realizou-se o Campeonato Nacional Universitário.
A Taça de Portugal de Regatas em Linha prevê a realização de 216 provas ao longo dos dois dias.

Saiba mais sobre o caderno de prova e os resultados da competição em www.fpcanoagem.pt

Publicado em Notícias

No dia 27 de abril, dezenas de voluntários participaram na 1ª Ação de Voluntariado em Caiaque para o Controlo de Invasoras Aquáticas, no Poço da Cal, em Montemor-o-Velho.
Dinamizada pelo Centro de Ecologia Funcional (CEF) - Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e do ICNF, a iniciativa visou a limpeza e remoção de jacintos-de-água com vista à proteção do nenúfar-amarelo.
“Nos últimos anos perderam-se muitas espécies e esperamos que esta iniciativa, que vai ser a primeira, ajude a preservar, neste local, os poucos exemplares de nenúfares-amarelos que existem em toda a bacia hidrográfica do Mondego”, esclareceu Jael Palhas, do CEF, durante as explicações e cuidados a ter na retirada dos jacintos-de-água.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado de Hélder Araújo, coordenador municipal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, e de Luís Leitão, do ICNF, deixou palavras de agradecimento a todos os participantes e, ao reiterar a disponibilidade do município de Montemor-o-Velho para continuar a apoiar iniciativas que permitam a preservação do meio ambiente e da natureza, reforçou: “Com a colaboração das entidades e todos os participantes é possível minorar os efeitos das espécies invasoras”.

Saiba mais em http://invasoras.pt/

Publicado em Notícias

Depois de um ano de interregno, o passeio TT Trilhos da Telha voltou a acelerar no Meco, na Freguesia de Arazede, para satisfação dos amantes dos desportos e atividades motorizadas. No dia 27 de abril, a 13ª edição regressou cheia de vitalidade, recebendo mais de 50 jipes e centenas de convivas que, ao longo dia, passaram pela Associação do Centro Cultural e Desportivo do Meco (ACCDM).
A iniciativa, organizada pela Comissão de Festas em Honra do Sr. dos Aflitos 2019 em parceria com Os Trilhos da Telha e com o apoio da ACCCDM, proporcionou uma jornada de animação repleta de surpresas, muito convívio e animação.
Bruno Pereira, em representação da Comissão de Festas, constituída por Bruno Pereira, Vanessa Murta, Carolina Rocha, Hélder Teixeira, Pedro Lopes, Carlos Lopes e Sérgio Cruz, referiu: “Este passeio é uma forma de angariarmos verbas para os festejos que se realizam no segundo fim de semana de julho, mas é também um forma de não deixarmos acabar um dos eventos que anualmente traz animação à nossa terra e que é do agrado de todos os que nos visitam”. Bastante satisfeito pela adesão demonstrada, esclareceu ainda: “Com o intuito de reforçarmos o respeito pela natureza e pelo meio ambiente, este ano e pela primeira vez, o percurso foi marcado com recurso a papel higiénico em vez das tradicionais marcações feitas com fitas de plástico”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, esteve presente no início da 13ª edição do Passeio TT Trilhos da Telha e, ao desejar “um excelente dia de convívio”, reforçou: “Para além de dinamizarem e atraírem mais gente às localidades, estes eventos contribuem também para a promoção turística do concelho”.
Após o passeio de 30km´s pelos trilhos do concelho e do piquenique/almoço de convívio, realizado em plena natureza, algures entre o Zambujeiro e a Portela, a iniciativa ficou concluída com o tradicional desafio de demonstração de perícia automóvel na pista de obstáculos.

Publicado em Notícias

21h30 | a sede da FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 27 abril 2019 16:08

13º Passeio de TT do Meco

 
 
8h30 | Abertura de inscrições
9h30 | Pequeno Almoço
10h30 | Início do passeio
13h | Almoço
15h | Pista de obstáculos aberta ao público
19h | Lanche ajantatado
 
Org.> Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos 2019
Publicado em Agenda Cultural

21h30 | Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho

Teatro “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia)
Peça original baseada num texto de José Fanha com criação do CITEC, participação de BALUARTE e de elementos de outros grupos do concelho. Direção de Deolindo Pessoa.

 

Publicado em Agenda Cultural

21h30 | Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho

Peça original baseada num texto de José Fanha com criação do CITEC, participação de BALUARTE e de elementos de outros grupos do concelho. Direção de Deolindo Pessoa

Publicado em Agenda Cultural

Saber...