Comunidade Sustentável motivou debates em Montemor-o-Velho

Em novembro, a temática ambiental, as comunidades sustentáveis, os comportamentos adequados e o cuidado com a natureza e o ambiente estiveram em destaque em Montemor-o-Velho.
Integrado no projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” desenvolvido pela AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo, nos dias 13 e 27, realizaram-se debates dirigidos às juntas de freguesia, IPSS’s, trabalhadores da autarquia, empresários, representantes do comércio local, associações, comunidade escolar e público em geral.
Nas sessões de trabalho, que contaram com a presença de vereadores do Executivo, do Adjunto do Presidente da Câmara, Rui Santos, da coordenadora da Unidade de Ambiente, Catarina Costa, e de representantes da AREAC, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, aproveitou o momento para enumerar as diversas medidas que já foram tomadas na área ambiental e para referir, por exemplo, “que a colocação de ecopontos domésticos nos diversos serviços e setores da Câmara Municipal permitiu, em seis meses, a separação de 500 kg de papel”.
“Com pequenos gestos, com o contributo e com as ideias de todos podemos construir uma comunidade cada vez mais sustentável, amiga do ambiente e melhor para as gerações vindouras”.
Dirigida para trabalhadores da autarquia, nos dias 17, 22 e 27, realizou-se uma ação de formação em educação ambiental.
A emissão de spots de rádio com conselhos de poupança energética, o seminário de Mobilidade Sustentável, o concurso Vilas Coloridas dirigido à comunidade escolar, debates e o desenvolvimento de folhetos temáticos foram outras componentes do projeto que pretendeu chegar a diversos públicos, nomeadamente alunos, empresários e IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social, trabalhadores das autarquias e público em geral.