Câmara Municipal aposta e incentiva à Reabilitação Urbana

No dia 24 de fevereiro decorreu, na BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, a apresentação das duas primeiras Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) que vão abranger a vila de Montemor-o-Velho, a sua frente ribeirinha e o lugar do Casal Novo do Rio.
Na participada sessão aberta à população, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, recordou o início do processo que promete transformar por completo a sede de concelho e sublinhou: “Lutei contra tudo e contra todos para poder ter estas ARU´s. Quando as iniciei não havia financiamento e, inicialmente, para conseguir estes projetos, foi preciso uma grande tenacidade e capacidade de negociação”.
“Este processo já deveria ter ocorrido há mais de uma década. Em três anos, estamos a conseguir preparar em tempo record estas áreas de reabilitação e revitalização do território”, asseverou.
Ao avançar que “a documentação apresentada na sessão vai ficar disponível no site do Município, de modo a que se possam ir esclarecendo algumas dúvidas”, Emílio Torrão reiterou que “os Serviços estão disponíveis para ajudar” e fez questão de lançar um desafio à mais de meia centena de participantes da sessão: “Os principais beneficiários ainda não despertaram para as potencialidades do que estamos a colocar à vossa disposição. Quero que me ajudem a divulgar estes projetos e que possam usufruir dos benefícios que conquistei para vocês”.
“Temos um espaço magnífico com uma paisagem deslumbrante, ideal não só para jovens, mas também para as famílias e para aqueles que procuram um lugar cheio de encanto para apreciar e desfrutar da sua merecida reforma”, fundamentou.
No momento, Patrícia Mendes, chefe da Divisão de Planeamento e Gestão Territorial (DPGT) apresentou os principais benefícios fiscais e lembrou que, atualmente, no âmbito da reabilitação urbana, “já existem benefícios atribuídos pelo Município, nomeadamente, a possibilidade de isentar IMI durante cinco anos, ou aplicar uma redução de 30% ou 20%”.
“A par das intervenções previstas no espaço público, se tiverem projetos privados que contribuam para o reforço da estratégia municipal, façam-nos chegar esses elementos para que possamos ajudar”, reforçou.
De igual modo, Susana Loureiro, consultora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), empresa responsável pela elaboração e levantamento das áreas de reabilitação urbana apresentadas, destacou “as características únicas do território em causa, com um rico património arquitetónico e natural contíguos”. Ao elogiar “a aposta na reabilitação urbana”, apontou o estado de degradação do edificado e do espaço público, talvez por causa do pouco uso, a população envelhecida e a baixa densidade populacional como os principais desafios a superar.
Após a apresentação das ARU e no decorrer do período de debate e esclarecimentos técnicos, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, fez questão de desvendar alguns dos projetos que estão em desenvolvimento para a sede do concelho e frisou: “Estamos a trabalhar na construção de um projeto global sustentado que vai dar o destaque que a Vila e o concelho merecem. Esta é a oportunidade de excelência para Montemor-o-Velho ter mais vida”.
Em breve, vai ser disponibilizado um espaço no site do Município para o envio de contributos e sugestões, sendo que o processo terá que estar concluído até junho.