Ambientes inovadores de educação reúnem municípios, CIM e comunidade educativa

Os Municípios, Agrupamentos e Escolas de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Mira, Figueira da Foz, Soure, Montemor-o-Velho e Mealhada estiveram hoje, dia 9 de maio, reunidos em Montemor-o-Velho a refletir sobre ambientes inovadores de educação.
Na abertura da primeira sessão de trabalho promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a aposta contínua do Município Montemorense numa educação de excelência e revelou que, em breve, Montemor vai ter “salas de aula do futuro, equipadas com robótica, tecnologia inovadora com forte componente multimédia e realidade aumentada, que vai revolucionar o ensino, desde o pré-escolar”.
Vera Lopes, representante da CIM-RC, salientou a forte adesão à sessão de trabalho, que reuniu mais de três dezenas de participantes, num trabalho conjunto entre Municípios, CIM-RC e comunidade educativa. Em cima da mesa esteve a construção e implementação de um projeto educativo inovador, tendo sido discutidas não apenas a componente pedagógica, como também o impacto do processo de ensino-aprendizagem, a formação dos professores, o sucesso escolar dos alunos e os indicadores da candidatura. Recorde-se que este é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Fundo Social Europeu e União Europeia, e é parte integrante dos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar.