“Teares do Mondego” teceram caminho até à vitória

Os alunos e alunas do 6ºD, da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, tão depressa não vão esquecer o dia 26 de maio. A turma apresentou-se com o projeto “Teares do Mondego” na final intermunicipal do programa de empreendedorismo nas escolas da região de Coimbra dirigido ao 2º ciclo, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e que decorreu em Condeixa-a-Nova.
Das 15 turmas oriundas dos vários municípios da Região, o projeto montemorense que promove a arte da tecelagem artesanal conquistou o júri que atribuiu o primeiro lugar ao projeto “Teares do Mondego”.
“Estou muito feliz pelos alunos e pelas alunas. Sei que se vão lembrar deste dia por muitos anos”, avançou, com muita alegria, Ana Filomena Jacob.
Para a professora responsável pelo projeto “Teares do Mondego”, “o empenho, a dedicação e a criatividade dos meninos foi recompensada e é muito gratificante ver o envolvimento de toda a turma e mostrar que as boas ideias existem em qualquer idade”.
Na ocasião, Diana Andrade, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, ao dar os parabéns “pelo excelente exemplo dado por todos alunos e alunas dos diversos municípios”, fez questão de elogiar todos os envolvidos no sucesso dos estudantes e reforçou: “A distinção atribuída a Montemor-o-Velho é motivo de satisfação, mas é também o reflexo da dedicação de todos aqueles que todos os dias lutam pela escola pública de excelência, com alunos empenhados, professores resilientes e encarregados de educação atentos. No que diz respeito ao Município, esta será sempre uma das nossas causas e, por isso, vamos continuar a defendê-la e a proporcionar, no âmbito das nossas responsabilidades, um espaço de desenvolvimento e de sucesso”.
Apresentado na Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova, os alunos e alunas do 6º D mostraram a interdisciplinaridade do projeto, ao integrar as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, de Português, de Educação Moral e Religiosa Católica e até de Educação Musical, criando um novo conceito musical através do som e do ritmo proporcionado pelos teares: a tecemúsica.
Os mais novos também mostraram o seu espírito empreendedor ao desenvolverem diversas parcerias - Escola de Tecelagem da LACAM EnTeadas, Carlo Visconti, Cavalinho, Best Shoes, Stoffus, e as modistas Fátima Reis e Gracinda Lopes – que permitiram colocar em prática as ideias de criar vestidos de noiva, uniformes, objetos de decoração, sapatos com tecido de cabedal produzido artesanalmente, carteiras e até um original casaco para oferecer ao apresentador de televisão Manuel Luís Goucha.
A iniciativa dos alunos e das alunas também tece afetos e solidariedade, por isso, a receita da venda de produtos vai continuar a apoiar jovens estudantes de Soga, na Guiné Bissau, com bolsas de estudo.
O projeto “Teares do Mondego” contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.