Inovação dá o mote para uma Feira do Ano de sucesso

O primeiro dia da Feira do Ano 2018 abriu com chave de ouro mais uma edição das festas concelhias de Montemor-o-Velho.
Com vista para o castelo, o recinto da Feira voltou a transformar-se numa gigantesca e acolhedora sala de visitas do concelho de Montemor-o-Velho. Milhares de pessoas aceitaram o desafio do Município de Montemor-o-Velho e fizeram desta a festa da família e dos amigos.
“Este é, sem dúvida, o evento mais marcante do ano no concelho de Montemor-o-Velho. E se havia dúvidas da capacidade de organização desta grande equipa que eu lidero, aqui temos a prova.” Na inauguração da Feira do Ano, Emílio Torrão recordou que nem a agitada agenda do concelho abala a grandiosidade do certame: “acabámos de ter um campeonato do mundo de canoagem que foi um verdadeiro sucesso para a comunidade montemorense e para o desporto nacional e mundial, está, neste momento, a decorrer o Festival FORTE, um evento cultural de grande importância para a vila e para o concelho, uma vez que projeta a nossa região além fronteiras, demos hoje a partida do XIX Troféu Alves Barbosa e, a partir de dia 3, somos o palco do campeonato do mundo de nações de pesca desportiva”.
De acordo com o autarca, o crescimento da Feira do Ano deve-se não apenas à comissão que organiza o evento, mas também aos trabalhadores e colaboradores da Autarquia, aos expositores e entidades, aos presidentes de Junta e a todos os que visitam Montemor-o-Velho para saborear os sabores típicos da região, apreciar as tradições ou comprar os produtos endógenos.
Dirigindo-se a Amílcar Falcão, diretor do instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que inaugurou a edição de 2018 da Feira do Ano, o edil montemorense afirmou que a Autarquia promove “a inovação e a investigação”, com um conjunto de projetos diferenciadores: “Nesta Feira do Ano vamos pela primeira vez apresentar o nosso drone de combate à vespa velutina. Esta é uma solução inovadora para um problema sério com que nos vemos confrontados diariamente e que vai ser debatido num seminário integrado no âmbito das festas.”, explanou. “A investigação e a inovação são vitais para o nosso país e para o nosso concelho de Montemor-o-Velho. Daí a nossa homenagem ao professor Amílcar Falcão”, reforçou. E lançou um desafio: “conte connosco para colaborar nos vossos projetos. Estamos sempre disponíveis para apostar na investigação e para inovar.”
Considerando ser “obrigação das Universidades fazer investigação útil e que possa ser colocada à disposição da sociedade”, e relembrando a existência de projetos em conjunto entre as duas entidades (UC e CMMV), Amílcar Leitão mostrou-se disponível para “estar em permanente diálogo com a administração local para estar ao serviço do País e de quem paga a investigação”: “queremos continuar a dar passos em frente com Montemor-o-Velho”, garantiu.
Neste primeiro dia da Feira do Ano, a animação foi uma constante com o palco das Freguesias em Festa a cargo da freguesia de Seixo de Gatões. Mickael Carreira não desiludiu os vários milhares de fãs e voltou a arrebatar corações na estreia do palco principal da Feira do Ano. A festa continuou noite dentro com os dj’s concelhios no palco 1 e com os sons dos anos 80 e 90 no palco 2 a promoverem longas horas de dança.
Os cerca de 200 expositores da feira de artesanato, comércio, indústria, serviços, agrícola e automóvel mostraram a vitalidade de um concelho que está cada vez mais vivo.
Amanhã, a festa continua na sua Feira do Ano.
Consigo, valorizamos o que é nosso!