Tentúgal cumpriu a tradição da Feira dos Santos

O dia 1 de novembro, dia de Todos os Santos, tem um sabor especial em Tentúgal. A Feira dos Santos continua a atrair muitos visitantes e dar continuidade uma tradição com centenas de anos.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na companhia do vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Tentúgal (JFT), e referiu: “É com muito gosto que constato que a Feira dos Santos continua a honrar a tradição e que está a ficar cada vez mais forte”.
Ao lembrar que a iniciativa “contribui também para promover a imagem da freguesia e do concelho”, o autarca montemorense deixou palavras de agradecimento à JFT e às associações da freguesia por “dinamizarem um espaço que mostra a riqueza da gastronomia e que promove e reforça o convívio e a confraternização”.
No momento, Raul Leitão, presidente da JFT, sublinhou: “Quisemos, à semelhança dos anos anteriores e a par da área comercial da feira, ter um local em que associativismo da freguesia tenha a oportunidade de mostrar as suas potencialidades e as delícias da nossa gastronomia, que possa angariar verbas para as suas atividades e, ao mesmo tempo, que seja um local em que as associações reforcem os laços entre si”.
“Com a reposição do feriado, a Feira dos Santos tem tido cada vez mais público e feirantes”, esclareceu.
A mostra contou com a participação da Comissão de Festas de Nª Sr.ª do Carmo 2019, do Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, da Comissão de Festas de Nª Sr:ª da Conceição (Portela), da ACRD da Morraçã e da Associação Corvo e Pinho – para a defesa do património de Tentúgal, a mais recente associação da freguesia.
Ao longo do dia, as ruas de Tentúgal encheram-se e, tal como antigamente, foram muitos que aproveitaram para adquirir castanhas e frutos secos.
Realizada num local cheio de história, acompanhada pela doçaria conventual de Tentúgal e com uma oferta diversificada – produtos tradicionais, enchidos, vestuário, calçado ou hortícolas – a Feira dos Santos tem todos os ingredientes para continuar a ser um sucesso.