FIRA celebra 134º aniversário

No passado domingo, dia 31 de maio, o auditório da FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira encheu-se para celebrar os 134 anos da instituição.

Na sessão solene de aniversário, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, destacou o "dinamismo muito próprio da associação que mantém uma identidade que está cada vez melhor".

Salientando que "este é o futuro da música no concelho de Montemor-o-Velho", Emílio Torrão acrescentou ainda ter "a certeza que esta filarmónica vai fazer muitos mais 134 anos". Agradecendo a disponibilidade da FIRA em "responder sempreafirmativa e prontamente a todos os desafios colocados pela Autarquia", o edil reforçou a importância das instituições da união de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca "para a cultura concelhia".

Parabenizando os sócios, músicos e elementos da FIRA, Emílio Torrão deixou rasgados elogios à direção da Filarmónica que "está a dar qualidade a esta casa".

Por sua vez, João Maurício, presidente da direção da FIRA, considerou que, apesar dos "tempos difíceis" que a instituição tem atravessado, "tem sido possível manter viva esta casa" graças ao "muito querer, abnegação e espírito de sacrifício" de todos. Sublinhando que a "vitalidade da FIRA está bem patente no número de elementos - 75 músicos, 15 elementos do grupo folclórico e 20 do grupo de teatro - e dos serviços efetuados", João Maurício acredita que "muito há ainda a fazer", lançando o "repto aos associados para se juntarem para manter os destinos desta casa como uma das bandeiras maiores da nossa região".

Marcado por um conjunto alargado de atividades culturais que tiveram início a 1 de maio, o 134º aniversário da FIRA encerrou com uma atuação, aplaudida de pé, da banda filarmónica.

Fonte: STIC/GAP (05-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince