Alunos desvendam segredo da leitura

"O segredo da leitura" serviu de inspiração aos jovens do 1º Ciclo do Ensino Básico que deram largas à imaginação e concorreram com textos e ilustrações originais ou adaptados a esta edição do concurso.

Presente na entrega de prémios, Emílio Torrão elogiou o "trabalho extraordinariamente criativo dos jovens alunos" e destacou o "empenho de pais e professores pelo incentivo à imaginação dos mais novos". O edil deixou ainda o desafio a pais, professores e alunos para continuarem "a colaborar nesta nossa tão importante iniciativa". A 11ª edição do concurso de histórias e ilustrações já está em curso e este ano os mais jovens são convidados a contarem "histórias da tua terra”.

Agradecendo à Autarquia "por esta bela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da leitura nas crianças do 1º ciclo", o representante da DGESTE, Rigoberto Correia, sublinhou que "o trabalho do júri foi muito dificultado graças à espetacularidade dos trabalhos a concurso".

Promovido pelo Município montemorense e integrado no Projeto de Promoção do Livro e da Leitura da BMAD, o concurso visou incentivar e apelar ao desabrochar da produção escrita, ilustrada e dramática das crianças.

Recorde-se que, procurando incentivar e motivar os alunos a participar no concurso, foi desenvolvido um plano de divulgação, iniciado em fevereiro de 2014, com 28 sessões itinerantes pelos diversos estabelecimentos de ensino concelhios, envolvendo cerca de 800 crianças do ensino básico.

VENCEDORES

MODALIDADE DE ILUSTRAÇÃO

1.º Prémio

Escola Básica do 1.º Ciclo de Pereira (Alunos do 1.º Ano)