Montemor-o-Velho com Equipa de Intervenção Permanente

No dia 19 de dezembro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Nuno Rasteiro, e o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Carlos Mourato Nunes, assinaram, no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Maceira, no distrito de Leiria, o protocolo que vai permitir a constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.
“Continuamos a trabalhar em prol da população e, por isso, é muito gratificante voltar a ter uma EIP no concelho. É sempre um enorme gosto conseguirmos colaborar e apoiar medidas que contribuam para a segurança dos nossos munícipes”, avançou José Veríssimo, no final da cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e que vai possibilitar a criação de mais 42 EIP a nível nacional.
Constituída por cinco elementos bombeiros profissionais, a EIP vai assegurar “o socorro, de forma permanente, em todos os dias úteis, por um período semanal de 40 (quarenta) horas de acordo com um plano de horário elaborado pelo Comando do Corpo de Bombeiros”, conforme se pode ler no protocolo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, a constituição da EIP “é uma mais-valia para prevenção dos riscos que encontramos no concelho, sendo que o Município vai contribuir com 50% dos encargos da EIP”.
“Com assinatura da constituição das EIP’s de Montemor-o-Velho e Cantanhede, todos os municípios de constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ficam dotados de EIP´s, sendo mais um motivo que contribui para o reforço da coesão territorial”, esclareceu.
Ainda de acordo com o protocolo, recorda-se que a EIP vai ter “a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviço de socorro às populações”, neste sentido e “considerando as particulares exigências inerentes à atividade da EIP, os seus elementos deverão realizar anualmente provas de reavaliação da manutenção das suas condições física, clínica e psicológica, a verificar através de exames efetuados para o efeito pela ANPC”.