Montemor-o-Velho é mágico e So(u)lidário

Entre os dias 18 e 24 de dezembro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho levou o espírito natalício a dezenas de crianças e famílias, com a distribuição de 87 Cabazes Sociais de Natal no concelho e brinquedos a crianças, tanto de Montemor-o-Velho, como de concelhos vizinhos e instituições da região.
O Município de Montemor-o-Velho, em parceria com a Braver e o Exploratório – Centro de Ciência de Viva de Coimbra, no âmbito do Castelo Mágico, incentivou os mais novos a deixarem um brinquedo na casa do Pai Natal para oferecer aos meninos e às meninas mais carenciados.
O gesto solidário valeu-lhes uma entrada gratuita no Planetário do Castelo Mágico, mas também o agradecimento e a alegria das centenas de crianças que foram beneficiadas com a iniciativa.
“A época natalícia é sempre um momento para reforçar os valores da partilha e da solidariedade, por isso foi com uma redobrada alegria e surpresa que se verificou uma enorme adesão à iniciativa por parte das crianças”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
A par da entrega de brinquedos “Castelo Mágico” e à semelhança dos anos anteriores, os Cabazes Sociais de Natal foram constituídos por alimentos recolhidos na Campanha “Montemor So(u)lidário” nos estabelecimentos comerciais aderentes, tendo contado também com o reforço de bens a cargo da Câmara Municipal e das dádivas recolhidas no Torneio de Karaté Solidário da AKMV – Associação de Karaté de Montemor-o-Velho.
Recorda-se ainda que os beneficiários dos cabazes foram sinalizados pelas Juntas de Freguesia em articulação com as instituições. Antes da entrega foi ainda analisada a situação socioeconómica dos agregados familiares pelos serviços municipais.
No âmbito de um trabalho de parceira entre o Município e a ONGD Mão Na Mão - Associação Crianças Do Mundo de Buarcos, Figueira da Foz, foram distribuídos também 33 cabazes infantis e brinquedos a famílias do concelho, chegando a cerca de meia centena de crianças, assim como foram entregues, no dia 24 de dezembro, 6 ceias de Natal, em 5 freguesias.