Quartel Aberto na Freguesia da Carapinheira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) mudou a sua atividade operacional, no dia 9 de fevereiro, para a freguesia da Carapinheira.
O Quartel Aberto, localizado no Parque Nossa Senhora das Dores, marca o arranque das comemorações do 87º aniversário da AHBVMV e, na ocasião, Nuno Rasteiro, presidente da instituição montemorense, e Joaquim Carraco, comandante dos Bombeiros Voluntários, referiram que a atividade pretende “continuar a desenvolver um trabalho de proximidade com a população”, “proporcionar um momento de convívio com os carapinheirenses e os elementos da corporação”, assim como “mostrar alguns dos meios que existem nos bombeiros”.
Com palavras e elogio e agradecimento pela iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Vítor Monteiro, reforçou: “O Quartel Aberto é uma excelente oportunidade para todos os fregueses verem de perto os equipamentos dos bombeiros e de conviverem com os homens e as mulheres que todos os dias trabalham em prol da comunidade e que zelam pelo nosso bem-estar”.
Antes de subir para o cesto da autoescada e de apreciar a vista panorâmica da freguesia da Carapinheira e a capacidade operacional dos Bombeiros de Montemor-o-Velho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, esteve à conversa com os elementos da corporação e sublinhou: “Estas ações de descentralização são importantes para o reforço dos laços entre os munícipes e os bombeiros, mas também para proporcionar alguma tranquilidade, ao mostrar os meios disponíveis para fazer face às diferentes tipologias de riscos”.
No momento, o edil montemorense, lembrou que “as boas relações existentes entre o Município e a AHBVMV têm permitido desenvolver também um excelente trabalho de parceria”, assim como fez questão de deixar um cumprimento especial para os jovens que integram a Escola de Infantes e Cadetes, destacando os 25 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, e que dão garantias de futuro para a corporação.
Durante a tarde, a ação vai contar ainda com um ensaio da Fanfarra, instrução de desencarceramento e instrução da Escola de Infantes e Cadetes.
O Quartel Aberto conta com a presença de mais de 50 elementos, entre operacionais do corpo de bombeiros e de elementos da Escola de Infantes e Cadetes, tendo estado presentes meios de primeira intervenção – autoescada, veículos de combate a incêndios, veículo de salvamento e desencarceramento, ambulâncias de socorro, veículos de transporte de pessoal e uma embarcação de socorro.
Amanhã, domingo, dia 10, o programa de aniversário continua com a 1ª edição da Caminhada Chama Viva. O início da atividade está agendado para as 9h no quartel sede, em Montemor-o-Velho.