Seixo de Gatões vibra com Arraial dos Santos Populares

O Centro de Acolhimento S. João Baptista, no Seixo de Gatões, foi palco de um animado arraial dos Santos Populares.

A estrutura pertence à Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho (SCMMV), começou a funcionar em janeiro e aproveitou a iniciativa para assinalar a abertura do novo espaço que tem 13 camas e 30 idosos em Centro de Dia.

Na ocasião, a adjunta do presidente da Câmara, Diana Andrade, deixou palavras de reconhecimento “ao valoroso trabalho que a SCMMV tem empreendido” e, em nome do Presidente da Câmara, que “não pôde estar presente por se encontrar na sessão da Assembleia Municipal”, sublinhou: “O atual Executivo continua muito atento às questões sociais, nomeadamente à nossa população mais sénior e, de modo próprio e em parceria, está desenvolver um conjunto de medidas que pretendem dar mais qualidade de vida, maior segurança e um envelhecimento saudável à população do concelho”.

Na iniciativa que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Seixo, José Manuel Madaleno, de José Manuel Canavarro e Maurício Marques, deputados à Assembleia da República (círculo de Coimbra), de Ramiro Miranda, diretor da Segurança Social do Centro Distrital de Coimbra, do Instituto da Segurança Social, - que referiu que o concelho vai ser um dos contemplados com o projeto RLIS – Rede Local de Intervenção Social e deixou antever a renovação do programa CDLS - Contrato Local de Desenvolvimento Social -, o provedor da SCMMV, Manuel Carraco, congratulou-se pelos “apoios que a instituição tem recebido” e, ao “agradecer a todos os funcionários e instituições que colaboram em todos as iniciativas”, destacou que “o voluntariado é cada vez mais importante”.

No momento, o presidente da Junta de Freguesia do Seixo, José Manuel Madaleno, referiu: “Numa parceria e numa junção de esforços com a SCMMV, vamos, em princípio, a partir de setembro e uma vez por semana, disponibilizar as instalações ao lado da Junta para a prestação de cuidados médicos e de enfermagem”.

Com muita música, alegria e confraternização, o arraial dos Santos Populares contou ainda com as marchas dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Soure e de Montemor-o-Velho, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos e da Tuna da SENIORMOR.

Fonte: STIC/GAP (29-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince