Festejos em Honra de S. Pedro atraíram centenas de fiéis

No dia 28 de junho, a comunidade dos Gordos, na freguesia de Arazede, engalanou-se para os festejos em Honra de S. Pedro.

O presidente da Câmara, Emílio Torrão, o vice-presidente José Veríssimo e o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, também fizeram questão de marcar presença e de se associar aos festejos.

“Não poderia deixar de dar os parabéns à comissão de festas e a toda a comunidade que ano após ano consegue manter viva a tradição e, sobretudo, mostrar que com união, com espírito de entreajuda é possível ultrapassar os problemas, honrar a memória dos que partiram e ter a coragem e a confiança para continuar e mostrar a garra das gentes dos Gordos”, frisou o presidente no final das cerimónias religiosas.

Abrilhantada pela banda filarmónica da Academia Musical Arazedense (AMA), a missa e a procissão em louvor do padroeiro continuam, ano após ano, a ser um dos momentos de maior significado e a reunir centenas de fiéis.

A guarda de honra a cavalo da GNR e os quadros bíblicos, protagonizados por cerca de 60 figurantes, imprimiram uma maior solenidade ao cortejo religioso que percorreu as principais ruas da localidade.

Este ano, os festejos religiosos foram ainda pontuados por sentidos momentos de homenagem a dois jovens da comunidade que faleceram num passado recente. Assim, em dois dos quadros bíblicos apresentados estavam fotografias do Diogo e do Rui Paulo e, no final da procissão, foi feito um minuto de silêncio em sua memória, bem como se procedeu a uma largada de balões brancos.

Fonte: STIC/GAP (01-07-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince