Munda Lusófono criou mundos de afetos

No fim-de-semana de 10 e 11 de outubro, o Munda Lusófono - 2º Encontro Literário de Montemor-o-Velho invadiu o concelho e levou a todas as freguesias a arte, a literatura, as artes plásticas e a cultura. O evento cresceu e com eles criaram-se laços e novos mundos de afetos.

Organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, com a coordenação da escritora montemorense Lurdes Breda, o evento teve como novidade um “Especial Freguesias”. Pela primeira vez e em simultâneo, o Munda chegou às 11 freguesias do concelho.

Com muito público presente na Igreja de Santa Maria de Alcáçova, Castelo de Montemor-o-Velho, na sessão inaugural do evento, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, começou por referir: “Como sabem, o Munda era o antigo nome do rio Mondego. Esse rio trouxe diversos povos, deu descobridores ao mundo e daqui partiram as primeiras caravelas. Agora é também é o Munda que nos traz a cultura e a arte pela mão da nossa timoneira, a Lurdes Breda. Agradeço o facto de dares a esta vila e a este concelho uma dimensão do tamanho do mundo".

No momento, o autarca montemorense agradeceu ainda aos trabalhadores da autarquia que possibilitaram o evento, em particular aos da BMAD - Biblioteca Municipal Afonso Duarte, e reiterou: "Montemor-o-Velho tem muitas coisas para descobrir e estamos a trabalhar para, em breve, apresentar mais novidades".

Antes da abertura oficial do evento, a adjunta do Presidente da Câmara, Diana Andrade, fez questão de marcar presença em todas as ações nas freguesias e sublinhou: “Cumpre-se, assim, um desígnio desta equipa camarária, de apresentar à população um panorama cultural rico, diversificado e descentralizado, próximo das pessoas”.

Muito satisfeita com a 2ª edição do Munda Lusófono, Lurdes Breda, em jeito de balanço e já com a cabeça a fervilhar para a edição do próximo ano, sublinhou: “O evento, em muitos aspetos superou as expetativas. O saldo só pode ser positivo, apesar de haver sempre espaço para melhorar e para fazer melhor”.

“Tanto das Juntas de Freguesia como dos autores as reações foram muito positivas. Tivemos mais gente, houve mais interesse. Foi criada uma dinâmica cultural muito interessante e, conforme aquilo que os presidentes de Junta me têm referido, as sessões nas freguesias foram muito bem recebidas e os participantes gostaram muito.”

Ao longo dos dois dias, a festa da lusofonia enalteceu o concelho, sendo o Munda já uma referência cultural de Montemor-o-Velho.

Fonte: STIC/GAP (14-10-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince