Inês e Gaspar desafiam espírito empreendedor dos mais novos

“Este é um projeto que queria implementar no concelho para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e, por isso, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) – Região de Coimbra (RC), e da qual Montemor-o-Velho é um 19 municípios associados, fico muito satisfeita ao ver que a iniciativa foi alargada aos mais novos, vindo de encontro àquilo que preconizava para os nossos alunos”, avançou Paula Rama, vereadora com o pelouro da Educação, nas sessões de apresentação da 4ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, promovido pela CIM-RC , numa turma do 4º ano, na EBI de Pereira, nas duas turmas do 4º ano a funcionar na EB 2, 3 Dr. Santos Bessa, e numa turma do 4º ano do Centro Educativo de Montemor-o-Velho.
Para a vereadora, “este é um projeto extremamente importante para estimular as crianças, na medida em que lhes traz conceitos novos e desperta a sua atenção e criatividade”.
“Conceito do empreendedor que é cada vez mais importante nos nossos dias. Quanto mais empreendedores conseguirem ser, melhores profissionais poderão vir a ser no futuro”, concluiu.
A apresentação do programa de empreendedorismo teve como embaixadores a Inês e o Gaspar, as mascotes da iniciativa, que se conheceram numa atribulada visita ao Portugal dos Pequenitos.
No momento, os mais novos receberam o kit “A Aventura do Gaspar”, composto por material didático e que vai levar os 65 alunos do concelho a uma viagem composta por 15 atividades que visam estimular e desenvolver o espírito empreendedor.
De acordo com o regulamento, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” tem o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo.
Este programa, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) enquadra-se no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A ser implementado no ano letivo 2016/2017, os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares vão ter, numa primeira fase, os concursos municipais de ideias de negócio, seguindo-se a fase intermunicipal.