Comemorações do 25 de Abril terminaram em Arazede

No dia 30 de abril, o programa do 43º aniversário do 25 de Abril de 1974 terminou em Arazede. Devido à instabilidade climatérica, o concerto da AMA – Academia Musical Arazedense foi transferido do Largo Silva Ferrão para a sede da instituição.
Com casa cheia, o momento de festa e celebração lembrou Abril e passou também em revista alguns dos temas que estão ligados à data comemorativa.
Depois d’A Portuguesa (Hino Nacional) e sob a direção do maestro Tiago Pereira, o concerto prosseguiu com A Comenda, Oregon, E Depois do Adeus, Encanto, A Klezmer Karnival, God Save The Queen, Vampiros, Canções de Outrora, e, extraprograma, A Morte Saiu à Rua.
Na intervenção feita no decorrer da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, acompanhado do presidente da Câmara, Emílio Torrão, de vereadores do Executivo e membros da Assembleia Municipal, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “As comemorações de 2017 tiveram a particularidade de querer envolver mais gente. Assim, a colaboração das escolas e das filarmónicas deu uma perspetiva diferente, fazendo com que as comemorações tenham sido muito mais participadas”.
No momento, Fernando Ramos destacou ainda a presença do Presidente da Câmara Municipal em todos os concertos das filarmónicas, elogiou o arrojo do programa escolhido pelo maestro da AMA e referiu: “Quem me conhece sabe que às vezes tenho estas coisas que não são politicamente corretas, mas não quero hoje deixar de falar hoje no Ricardo Brites que, tal como eu, faz parte da comissão permanente da Assembleia Municipal, que, como sabem, esteve na génese do programa comemorativo do 25 de Abril e foi o único elemento da comissão que me acompanhou em todos os momentos do programa. Por isso, o meu obrigado por teres estado sempre ao meu lado nas comemorações do 25 de Abril”.
“Sem a música o 25 de Abril não teria acontecido”, concluiu.
Depois dos concertos da Associação Filarmónica 25 de Setembro, da Filarmónica Instrução e Recreio, da Abrunheira (FIRA) da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), a Academia Musical Arazedense (AMA), encerrou com chave de ouro a programação comemorativa e confirmou que as centenárias filarmónicas do concelho continuam cheias de dinamismo, juventude e esperança.
Recorda-se que, à semelhança do ano anterior, Montemor-o-Velho repetiu a receita nas comemorações do 25 de Abril. Com a organização da Assembleia Municipal, feita em estreita articulação com a Câmara Municipal, o programa do 43º aniversário decorreu em diversos pontos do concelho, entre os dias 20 e 30 de abril.