“Têm que aproveitar ao máximo os incentivos” do Portugal 2020

“Dentro da minha ousadia e ambição, o município de Montemor-o-Velho precisa de mais investimento e de mais dinamismo. Têm que aproveitar ao máximo todas as oportunidades “. As palavras foram proferidas pelo presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na sessão informal de divulgação sobre os incentivos disponíveis no âmbito do Portugal 2020 (PDR2020, MAR2020, CENTRO2020) dirigida a empresários, agricultores e empreendedores do concelho, realizada nos Paços do Município, no dia 4 de maio.
Na iniciativa dinamizada pela AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) e a Câmara Municipal, o autarca montemorense reiterou a total disponibilidade para ajudar e reforçou: “Sem rodeios e com frontalidade, eu quero que vocês me incomodem e aos serviços do município para vos apoiar a preparar as candidaturas”.
Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO, esclareceu: “Pretende-se que esta sessão seja essencialmente técnica e operativa, de modo a que seja apresentado um vasto conjunto de medidas e benefícios para as diversas áreas”.
No decorrer da sessão, que contou também com a presença de Eugénio Rangel, DRAP Centro - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, de Susana Ferreira e Paula Silvestre, da CIM-RC, e António Santos, diretor executivo da AD ELO, o Presidente de Câmara Municipal de Montemor-o-Velho reforçou: “No Portugal 2020 as candidaturas têm que ser muito bem-feitas. Há uma maior especialização e os requisitos são muitos específicos”.
Ao deixar palavras incentivo aos presentes, frisou: “Existe muita concorrência, mas apresentem os vossos projetos e desafiem outros a fazê-lo. Se ficar demonstrado que temos um concelho e uma região empreendedora e com valor, será mais fácil a Câmara Municipal, a AD ELO e a CIM-RC reclamarem junto do Portugal 2020 a afetação de mais verbas”.
De acordo com a organização, a sessão deu especial relevância à abertura de candidaturas ao "Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - (SI2E)", bem como foram abordados os apoios específicos no âmbito do DLBC/Rural - PDR 2020 e DLBC/Costeiro - MAR 2020, e a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) dinamizada pela CIM-RC.
No final realizou-se período de debate, perguntas e esclarecimentos.
Depois de Cantanhede e Montemor-o-Velho, a sessões de esclarecimento vão decorrer na Mealhada, no dia 5, seguindo-se a Figueira da Foz, no dia 9, Penacova, dia 10, terminado em Mira, no dia 11.