Óleos Alimentares

O Município de Montemor-o-Velho disponibiliza 20 oleões no seu sistema de recolha municipal de óleos alimentares usados (OAU), cumprindo dessa forma a meta estabelecida para 2015, definida pelo Decreto-Lei n.º 267/2009 que regula a gestão de OAU em Portugal.

A disponibilização de um sistema de recolha municipal permite a otimização da higiene urbana e facilita o gesto de deposição de OAU à população, sensibilizando os munícipes para o problema ambiental decorrente da incorreta deposição deste tipo de resíduos.

Nesse sentido, a reciclagem e produção de biodiesel é o resultado da valorização destes resíduos, pretendendo-se com isso evitar a deposição dos mesmos na rede de drenagem de águas residuais e os consequentes problemas de funcionamento nas canalizações e ETAR’s, inclusive no tratamento, originados pelo excesso de gorduras na rede.

Um “simples” litro de óleo alimentar despejado no ralo da sua canalização doméstica é o suficiente para contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água!

Assim, é fundamental que os OAU sejam depositados seletivamente em contentores adequados para o efeito (oleões).

Método de acondicionamento:

- Após a sua utilização o óleo alimentar usado deverá ser arrefecido e livre de impurezas (restos de comida, água e outros)

- Acondicionar o óleo alimentar usado numa garrafa, de preferência plástica, nunca esquecendo de fechar muito bem a tampa

- Depositar o óleo alimentar usado acondicionado no interior do oleão

- Não podem ser depositados óleos de motores, transmissões ou de lubrificação, pois estes resíduos impedem a sua correta valorização

Verifique, no mapa abaixo, a rede de recolha seletiva municipal.

Mapa Oleões:

Lista de locais:

Abrunheira – Rua da Casa do Povo;
Verride – Rua da República;
Vila Nova da Barca – Rua Nossa Senhora da Conceição;

Arazede, Bunhosa – Rua da Tocha;
Arazede – Rua 19 de Abril (junto ao cemitério);

Carapinheira – Rua das Maias;
Carapinheira – Parque Nossa Senhora das Dores;

Ereira – Largo do Rossio;

Liceia – Rua 26 de Maio;

Meãs – Rua Padre Eurico;

Montemor-o-Velho – Travessa da Rua dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho,
Montemor-o-Velho – Rua Vale do Lobo (junto ao cemitério);
Gatões – Rua Principal;

Pereira – Urbanização Quinta de São Luiz;
Pereira – Rua do Tojal;

Santo Varão – Rua da Escola Primária;
Santo Varão – Rua João Girão de Lemos;

Seixo – Rua de Santo António;

Tentúgal – Largo do Relveiro;
Tentúgal – Rua da Doçaria Conventual.

Em caso de dúvida contacte os Serviços de Ambiente do Município de Montemor-o-Velho através do telefone 239687300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O seu contributo é essencial para preservar a qualidade do ambiente. Contamos consigo!