Feira do Ano | 2021

Setembro, em Montemor-o-Velho, é sinónimo de celebração. Apesar da pandemia, o Município de Montemor-o-Velho faz questão de continuar a comemorar o Dia do Município, a honrar as tradições e a assinalar a força criadora e a resiliência do concelho, sempre com a segurança de todos como prioridade máxima.

De 5 a 8 de setembro, Montemor-o-Velho celebra o Feriado Municipal, com uma programação ajustada às condicionantes que a pandemia impõe.

Montemor-o-Velho celebra o Dia do Município em segurança

Porque mais importante do que a festa é a segurança de todos, ainda não vamos ter a "Feira do Ano - Festas Concelhias" como a conhecemos e que costumava transformar o nosso Largo da Feira numa gigantesca sala de visitas.

Mas este dia, que se reveste de um enorme peso institucional e identitário, deve continuar a ser comemorado de forma digna e segura, apesar da pandemia que afeta todo o mundo.

Pensadas para serem vividas presencialmente, ao ar livre, mas também descentralizadas, através da internet, as comemorações do Dia do Município, em 2021, acontecem num formato híbrido, desenhado para acompanhar o evoluir da situação pandémica.

A segurança volta, assim, a marcar as comemorações do Dia do Município que decorrem entre 5 e 8 de setembro, honrando as tradições seculares do concelho.

Feira do Ano em formato digital promove expositores

Em 2021, devido à pandemia, a Feira do Ano é virtual. Montemor-o-Velho continua, assim, a celebrar o concelho e as suas potencialidades, divulgando a economia local com uma plataforma digital.

As empresas, os serviços, as entidades, os artesãos e as associações do concelho ganham, assim, uma nova montra digital na Feira Virtual.
Deste modo, os expositores que, todos os anos, divulgam e promovem as potencialidades económicas locais na Feira do Ano, continuam com o merecido destaque, este ano descentralizado e baseado no mundo digital.

A participação na feira virtual é gratuita mas requer inscrição e preenchimento de formulário próprio (disponível aqui), que deverá ser enviado, juntamente com duas fotografias, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Mesmo em pandemia, em setembro, Montemor-o-Velho vai celebrar o concelho e as suas potencialidades, levando a Feira do Ano ao mundo virtual.

Feira do Ano, da Roupa Velha e das Cebolas

Nos dias 7 e 8 de setembro, Montemor-o-Velho honra a tradição, mantendo a realização da multisecular Feira do Ano e as tradicionais feiras da Roupa Velha e das Cebolas que caracterizam, desde sempre, as Festas Concelhias.

À semelhança do ano anterior, as feiras do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha acontecem num formato adaptado aos tempos de pandemia, adotando medidas preventivas, de acordo com as orientações emanadas da Direção Geral da Saúde (DGS).

De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do Concelho, a Feira Anual teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila. Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de Julho de 1453, sendo a sua origem muito anterior a este tempo.

Inscrições e Normas de Participação:

As inscrições para a participação na iniciativa decorrem de 9 a 25 de agosto.

Consulte a documentação:

- Normas de Participação e Funcionamento da Feira do Ano 2021

Normas de Participação e Funcionamento da Feira do Ano 2021 - retificação em reunião de Câmara de 16 de agosto de 2021 | autoriza a criação do Talhão S destinado a Bares

- Planta da Feira do Ano