Festival do Arroz e da Lampreia

Este ano, o Festival mais saboroso da região acontece em www.festivalarrozlampreia.pt

Em Montemor-o-Velho, a 19ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia continua a reinventar-se e a servir o sabor da tradição num prato que transborda esperança, futuro e inovação.

Respeitando a memória e a riqueza gastronómica de um território inesquecível, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio abraça a tecnologia e, em segurança, partilha com os visitantes do certame, na comodidade das suas casas, as iguarias gastronómicas, a oferta turística e patrimonial.

Todo o sabor em sua casa

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de ‘Valorizar o que é nosso’ e de potenciar a economia local, os restaurantes concelhios voltam a associar-se aos valores do certame gastronómico.
Os pratos característicos do património gastronómico concelhio vão continuar a chegar às mesas dos seus fiéis apreciadores, através do serviço de take away ou de entrega ao domicílio.
O Arroz Carolino do Baixo Mondego é, mais uma vez, o anfitrião: em conjugação com a rainha lampreia no intemporal arroz de lampreia, mas também nos saborosos arroz de grelos, arroz de pato, arroz malandro ou no cremoso arroz doce.

Em www.festivalarrozlampreia.pt encontra todas as propostas de take away e entrega em casa dos nossos restaurantes parceiros. A gastronomia de Montemor-o-Velho continua a chegar à sua mesa com a qualidade e o sabor de sempre!

Um mundo pleno de sabores a explorar na ponta dos dedos

www.festivalarrozlampreia.pt é o ponto de partida para mais uma viagem gastronómica e cultural inesquecível que promete surpreender os visitantes.
Entre 19 e 28 de março, vão ser desvendadas dezenas de conteúdos digitais inéditos nas redes sociais da Autarquia – facebook, instagram, youtube – e no site dedicado ao Festival, abrindo o apetite para regressar ao concelho e à região à medida que a pandemia vá desaguando no mar do esquecimento.

A divulgação de uma receita por dia, que vai culminar com o lançamento de um livro de receitas digital; o lançamento da Rota do Arroz Carolino ou a exposição digital dedicada ao ciclo do arroz e a produção de conteúdos dedicados à pesca da lampreia são algumas das muitas novidades que o Município de Montemor-o-Velho tem preparadas para a 19ª edição do Festival do Arroz de da Lampreia.
Também os produtos endógenos do território do Baixo Mondego terão o habitual e merecido destaque, com diversas ações de dinamização digitais.

Este ano, o certame gastronómico montemorense - que integra também a Região de Coimbra - Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 – “A Million Food Stories” - traz mais uma deliciosa novidade com assinatura do conceituado chef Tiago Bonito. Em dose dupla, o reputado chefe da cozinha do Restaurante Largo do Paço, em Amarante, que detém uma estrela Michelin desde 2014, regressa às origens com duas receitas que farão parte do livro digital. O Festival continua, assim, a apostar forte na afirmação dos produtos tradicionais e autênticos e também da excelência e na criatividade.

De igual modo, os mais pequenos e as famílias vão ser desafiadas a praticar exercício físico, mas também a construir memórias ao redor do festival com os workshops dinamizados pelo Município de Montemor-o-Velho e que vão ensinar, por exemplo, a fazer papel de arroz comestível.

Durante 10 dias, com o sabor e a dedicação de sempre, em Montemor-o-Velho, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio presta homenagem as mulheres e os homens do concelho e da região, e mostra, uma vez mais, que há muito para ver, sentir e saborear neste território de aventuras e conquistas.

Esperamos por si neste Festival celebrado em casa, mas com o gosto e a dedicação de sempre.