Itens filtrados por data: quinta, 01 março 2018

No dia 1 de março assinalou-se o Dia Mundial da Proteção Civil. Em Montemor-o-Velho, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) organizou o Dia Aberto do Centro Operacional do SMPC e convidou todos os interessados a conhecer as instalações, os equipamentos, as áreas de atuação e o trabalho desenvolvido.
Ao longo do dia foram muitos os que quiseram ver ao vivo “um dos espaços que representa um forte investimento municipal e que dá garantia de segurança aos munícipes”, conforme referiu o vereador Décio Matias.
“No século XXI é inconcebível pensar o funcionamento de uma Câmara Municipal sem um SMPC, por isso, o Senhor Presidente da Câmara fez todos os esforços para criar um serviço de vanguarda, com meios, equipamentos, estrutura física e com uma forte aposta tecnológica”, reforçou.
No momento, o vereador Décio Matias, acompanhado do adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, esclareceu: “A capacidade de intervir em qualquer situação de risco foi o que se pretendeu demonstrar no Dia Mundial da Proteção Civil também às nossas crianças de modo a que fiquem sensibilizadas e que passem a mensagem às suas famílias. A Proteção Civil tem que ser feita com todos e, por isso, estão em desenvolvimento ações que vão continuar a mostrar o trabalho imenso que é feito pelo SMPC, bem como mostrar o Centro Operacional”.
Assim, no decorrer do Dia Aberto, as instalações foram invadidas por mais de meio milhar de meninas e meninos de alguns jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho. Os mais novos aproveitaram para contactar de perto com os diversos agentes de Proteção Civil e ficar a saber mais sobre as atividades e os meios do SMPC.
Os jovens agentes de proteção civil, com toda a segurança, viram de perto alguns ninhos e exemplares de vespa velutina (asiática), equipamentos usados nos diversos serviços, bem como estiveram no centro de comando. Muito atentos e curiosos, ouviram as explicações de Hélder Araújo, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho.
Visivelmente satisfeito com interesse demonstrado pelos mais pequenos, Hélder Araújo, destacou: “Esta iniciativa procurou mostrar qual é dinâmica do SMPC, para que percebam todo o trabalho que é feito, por exemplo, ao nível do planeamento ou quando vamos às escolas eles saberem o que é um plano de emergência ou um extintor”.
“Estas iniciativas são importantes para os mais novos irem ganhando consciência da necessidade de terem comportamentos que os possam colocar em segurança nos diversos cenários de risco”, advogou.
À margem da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou: "Continuamos a mostrar a aposta forte e plena de inovação que estamos a fazer na área da Proteção Civil. Sei que foi um dia muito feliz e cheio de aprendizagens para os meninas e meninos de alguns jardins-de-infância e escolas do 1º CEB".
"Estamos a trabalhar afincadamente para termos um território com cada vez mais segurança e com mais conhecimento”, concluiu.
O Dia Aberto do Centro Operacional do SMPC contou com também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, do Centro Humanitário do Baixo Mondego da Cruz Vermelha Portuguesa – Pereira e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho da GNR.

Publicado em Notícias

Dia Mundial da Proteção Civil | Dia Aberto do Centro Operacional Municipal do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC)


Programa:
10h | Receção das entidades
10h30 | Instalações Abertas para visita
11h30 | Demostração (Técnicas e Formas de destruição da Vespa Velutina)
14h | Apresentação (legislação para a limpeza de propriedades privadas - Faixas de Gestão de Combustíveis)
15h | Apresentação da aplicação de levantamento de ocorrências de Serviços Municipais de Proteção Civil
16h | Drones e videovigilância como ferramentas de apoio aos agentes de proteção civil.

Publicado em Agenda Cultural

De 2 a 11 de março, Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a surpreendente lampreia pescada no rio Mondego. Esta é a altura ideal para se deixar tentar pelos sabores do campo e do rio, para se deslumbrar com a vista sobre o mais belo Castelo de Portugal, para se deliciar com os nossos incontornáveis doces e confirmar que o Baixo Mondego produz o melhor arroz carolino do Mundo.

Tudo o que precisa saber sobre a edição de 2018 do festival mais saboroso da região está aqui:

 

Publicado em Notícias

Saber...