Itens filtrados por data: domingo, 15 abril 2018

O 1.º Encontro/Festival Concelhio de Folclore tomou conta da vila de Pereira, no dia 15 de abril.
Organizada pelo Grupo Folclórico da Vila de Pereira – secção de folclore da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP) - e com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e da Junta de Freguesia de Pereira, a iniciativa dedicada ao folclore, à etnografia e à cultura reuniu centenas de folcloristas e muito público no pavilhão gimnodesportivo da associação pereirense.
Com palavras de elogio à organização e aos grupos folclóricos do concelho, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, avançou: "Este é um trabalho que tem que ser feito. Vocês são a cultura do povo e, nessa medida, não é por acaso que estão aqui todos os grupos do concelho. São vocês que mantêm vivas as tradições que passam de geração em geração, a imagem do passado e a cultura de cada uma das freguesias".
Com um cumprimento especial para Jorge Ferreira, vice-presidente da ADCRP e coordenador da secção folclore, o edil montemorense sublinhou: "Pereira, hoje, é o centro da cultura do concelho".
No momento, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, saudou a iniciativa, e, ao reforçar que "Pereira sabe receber bem e que todos são sempre bem-vindos", reconheceu "o trabalho de excelência do Grupo Folclórico da vila de Pereira".
Visivelmente satisfeito pela adesão demonstrada, Jorge Ferreira, coordenador da secção folclore da ADCRP, referiu: "É com muito gosto e orgulho que conseguimos reunir cerca de 400 folcloristas de todos os grupos do concelho".
"O objetivo que assumi quando cheguei à secção de folclore está cumprido e o resultado está à vista", asseverou.
O dia festivo começou na feira mensal com alguns grupos a mostrarem as suas danças e os seus cantares, aproveitando, igualmente, para apresentar os doces tradicionais e os produtos da sua freguesia.
A par da tarde de muito folclore e animação, o Grupo Folclórico ACDR de Meãs do Campo proporcionou ao muito público presente a possibilidade de saborear arroz doce quentinho feito na hora e o grupo anfitrião - Grupo Folclórico da Vila de Pereira - apresentou as sempre saborosas Queijadas de Pereira.
O 1.º Encontro/Festival Concelhio de Folclore foi também aproveitado para assinalar os 52 anos do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, não faltando os “parabéns a você” e o bolo de aniversário.
Pelo palco do pavilhão gimnodesportivo da ADCRP passaram o Grupo Folclórico da Vila de Pereira, o Rancho Folclórico os Malmequeres de Reveles, o Rancho Folclórico Amores-Perfeitos do Bebedouro, o Rancho Folclórico Regional do Seixo, o Grupo Folclórico da Ereira, o Rancho das Cantarinhas da Abrunheira, o Grupo Folclórico ACDR de Meãs do Campo, o Rancho Folclórico da Carapinheira e o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão, proporcionando uma tarde inesquecível.

Publicado em Notícias

15 abril/ domingo | Pereira

 

1º Encontro / Festival Concelhio de Folclore na vila de Pereira

com a participação do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, do Grupo Folclórico da Ereira, do Grupo Folclórico da ACDR Meãs, do Rancho das Cantarinhas da Abrunheira, do Rancho Folclórico Os Malmequeres de Reveles, do Rancho Folclórico do CBM de Santo Varão, do Rancho Folclórico do Seixo, do Rancho Folclórico da Carapinheira e do Rancho Folclórico dos Amores Perfeitos do Bebedouro.

Org.> Grupo Folclórico da Vila de Pereira e ADCR Pereira

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 15 abril 2018 09:33

Caminhada Solidária - Rota das Fontes

Caminhada Solidária - Rota das Fontes | Carapinheira

Publicado em Agenda Cultural

Saber...