Itens filtrados por data: segunda, 07 janeiro 2019
segunda, 07 janeiro 2019 15:46

Tempo frio | Saiba como se deve proteger

O tempo frio vai continuar durante esta semana, com temperaturas a registarem valores abaixo de zero. Por isso, é importante que se proteja do frio em segurança. Saiba quais os cuidados a ter:
  • Verifique se os equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento; 
  • Não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores;
  • Caso tenha lareira, braseira, salamandra ou equipamentos de aquecimento a gás, mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde;
  • Desligue os equipamentos de aquecimento na hora de ir dormir e antes de sair de casa;
  • Evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura;
  • Use várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente;
  • Proteja as extremidades do corpo usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol;
  • Ingira bebidas e alimentos quentes e evite o consumo de álcool;
  • Adote uma condução defensiva, com especial atenção aos locais da estrada suscetíveis de formação e gelo;
  • Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.

"Tu, só tu, puro amor: visões camonianas de Inês de Castro”, exposição iconográfica e bibliográfica dedicada a Inês de Castro, pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra | Montemor-o-Velho

7 janeiro a 7 fevereiro | 2ª a 6ª | 10h - 18h | Biblioteca Municipal Afonso Duarte | Montemor-o-Velho

4/fevereiro | 10h30 | Sarau Inesiano com a presença do prof. José Augusto Bernardes (direntor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)

Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural
segunda, 07 janeiro 2019 12:13

Pereira rendida à Gala Chupa-Chupa

Foi com o Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, completamente lotado que, no dia 6 de janeiro, a Gala Chupa-Chupa 2018 subiu pela última vez ao palco, surpreendendo, uma vez mais, todos os presentes.
Organizada pelo grupo de teatro O Celeiro, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Pereira, e com a colaboração da Escola de Teatro Arménio Paiva, o espetáculo reuniu uma equipa com mais de 60 elementos, 42 dos quais são jovens atores e atrizes da escola de teatro, tendo demorado cerca de quatro meses a preparar.
Presente na iniciativa, o vereador Décio Matias, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, esteve à conversa com os mentores da iniciativa e fez questão destacar “a excelência do trabalho desenvolvido”, desejando “que continuem a ser um marco e um exemplo na promoção cultural”.
Na abertura da gala que teve como fio condutor o arco-íris e os seus valores, Arménio Paiva, muito emocionado por ver a casa cheia, recordou que pisou “o palco, pela primeira vez, em 1951” e sublinhou: “Esta escola vai muito longe e é um símbolo de Pereira e de Montemor-o-Velho”.
O decano do teatro concelhio, cheio de energia aos 84 anos de idade e a dar cartas na representação em cima do palco, aproveitou ainda o momento para deixar palavras de agradecimento a todos, reconhecer “a persistência e a eficácia” de Paulo Silva, coordenador d’O Celeiro e para deixar um repto: “Nunca deixem morrer o teatro em Pereira”.
Recorda-se que a Gala Chupa-Chupa sempre foi uma tradição em Pereira e, após um período de interrupção entre 2002 e 2014, regressou em 2015 com os moldes atuais.
Sempre com casa cheia, a iniciativa, que subiu ao palco nos dias 25 e 29 de dezembro e nos dias 5 e 6 de janeiro, proporcionou momentos repletos muita música, dança e teatro.
A abrir o espetáculo do último dia, os jovens atores e atrizes foram ainda surpreendidos com uma atuação surpresa a cargo dos seus pais.

Publicado em Notícias

No dia 5 de janeiro, a Fogueira de Santo Cristo trouxe animação redobrada à Carapinheira. Junto à capela de Santo Cristo, dezenas de convivas deram continuidade à tradição que esteve muitos anos sem se realizar e que foi recuperada em 2015.
Manuel Flórido, António Mendes, Vítor Rama, Fernando Brites, Vítor Azedo, Luís Marques, Paulo Guerreiro, Pedro Pereira, José Queda, António Manuel Ferrão, António Sousa Ferrão e José Serrano foram os responsáveis pela edição de 2019 e proporcionaram uma noite de cultura repleta de sabores tradicionais.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa e, ao destacar que “a Carapinheira, uma vez mais, soube viver a história e honrar as suas vivências”, referiu: “Cumprir a tradição é também vir, num dia de muito frio, à Fogueira de Santo Cristo”.
A par do Cantar das Janeiras, pelo grupo Cancioneiro da LACAM, e da animação musical com as concertinas “Águias do Mondego”, os participantes puderam deliciar-se com sopa de nabos, “beiloses”, bolo-rei, vinho de várias adegas, sardinha assada, chá e café da “chicolateira”.

Publicado em Notícias

Saber...