Itens filtrados por data: domingo, 07 abril 2019
A AMA – Academia Musical Arazedense continua afinada e, no dia 7 de abril, deu mais um grande concerto no qual as notas dominantes foram o convívio, a vitalidade associativa e o imenso carinho demonstrado pelos atuais e antigos músicos, familiares, entidades e muitos amigos da instituição arazedense.
Assim, o almoço convívio de encerramento das comemorações do 125º aniversário reuniu mais de uma centena de convivas que assistiram à assinatura da ata da tomada de posse dos novos órgãos sociais para o biénio 2019-2021, ficando a conhecer, deste modo, a nova equipa da AMA, uma das mais jovens dos últimos anos.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, marcaram presença no momento festivo e desejaram os maiores sucessos aos novos elementos que vão ficar à frente dos destinos da centenária instituição.
No decorrer da iniciativa, o recém-empossado presidente da direção da AMA, João Ribeiro, referiu: “Quero agradecer a presença de todos e de todas neste momento de convívio, sendo um sinal de confiança que nos estão a dar. Aproveito também para agradecer a todos e a todas os que aceitaram fazer parte da nova equipa. Desejo que consigamos conquistar mais sócios para AMA. O seu contributo é também uma ajuda para continuarmos a desenvolver a nossa atividade em prol da cultura, da arte, da formação dos mais jovens e do associativismo”.
As comemorações do 125º aniversário da AMA decorreram entre 9 de março e 7 de abril.
 
 
AMA | órgãos sociais | biénio 2019-2021
 
Assembleia Geral
Presidente | Fernando Ramos
Vice-presidente | Adélio Laranjeiro
1º Secretário | Amílcar Brito
 
Conselho Fiscal
Presidente | Aurélio Rocha
Vice-presidente | José Manuel Agostinho
1º Secretário | José Jesus Abrunheiro
 
Direção
Presidente | João Ribeiro
Vice-presidente | Francisco Duque
1º Secretário | Carla Santos
2º Secretário | Vanessa Murta
Tesoureiro | José Silva de Jesus
1º Vogal | Joana Fernandes
2º Vogal | Sérgio de Jesus Pronto
3º Vogal | João Miguel Jorge
4º Vogal | Bárbara Gaudêncio
Publicado em Notícias

12h | Almoço convívio

Publicado em Agenda Cultural

O Dia Mundial da Saúde amanheceu chuvoso, mas isso não impediu que as dezenas de participantes na 4ª edição da caminhada e da 1ª corrida do grupo "Jeropiga: a casta da amizade" tivessem partido para uma jornada desportiva que percorreu os trilhos da Portela, na freguesia de Tentúgal.
Sob o mote “vamos todos ajudar a preservar o ambiente a proteger a saúde pública”, no dia 7 de abril e à chegada às instalações do Grupo Cénico e Amador da Portela (GCAP), os participantes, com o apoio da Farmácia Manito, foram desafiados a entregar as embalagens de medicamentos fora de prazo.
“Este é mais um momento de convívio e de promoção da atividade física. Nesta edição, por se estar a comemorar o Dia Mundial da Saúde, procurámos sensibilizar para a questão do uso que pode ser dado aos medicamentos que já não precisamos ou que estão fora da validade”, avançou a organização - o grupo "Jeropiga: a casta da amizade" – constituída por Paula Buco, Lúcia Rossa, Maria Soledade, Dolores Varela e Judite Santos.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, marcou presença no arranque da iniciativa, fez questão de saudar os participantes e o grupo "Jeropiga: a casta da amizade" por “continuar a promover ações que estimulam e fazem a promoção de uma vida mais ativa e saudável, assim como por desenvolverem um trabalho consistente e que contribui para a promoção da freguesia e do concelho”.
À semelhança das anteriores edições, as dezenas de participantes, antes partirem para a caminhada de 12 km ou para a corrida de 15km, foram convidados a fazer o aquecimento sob a orientação da professora de fitness Filipa Dunker.
A iniciativa terminou com um almoço convívio no GCAP.

Publicado em Notícias
domingo, 07 abril 2019 10:51

CSCB organizou Jantar dos Homens

O Centro Social e Cultural da Bunhosa (CSCB), na freguesia de Arazede, voltou a encher-se de animação, no dia 6 de abril, com o Jantar dos Homens.
Com algum humor à mistura, Manuel Cardoso dos Santos, presidente da direção do CSCB, ao lembrar “o sucesso do 3º Jantar convívio do Dia das Mulheres, realizado no dia 8 de março”, referiu: “Os homens foram-me dando conta que também queriam uma iniciativa para ver a nova sala multiusos que foi estreada naquele dia e, por isso, organizámos esta iniciativa”.
Na prática, conforme esclareceu o dirigente, “Este jantar é mais um pretexto e uma forma de continuar a angariar verbas para a instituição, mais concretamente para os acabamentos da nossa nova sala”.
“Estamos muito felizes com a adesão, o que significa que as pessoas estão a ver obra e ficam também contentes por ajudar”, reforçou.
Ao mostrar-se “muito satisfeito por ver a casa cheia”, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, aproveitou o momento para destacar “o trabalho que tem sido feito pela associação”.
De igual modo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, com palavras de incentivo, reforçou: “a adesão que o CSCB tem registado nos seus eventos é mais do que merecida e representa o reconhecimento de todos pelo trabalho que a associação tem vindo a desenvolver e que muitas vezes é feito em condições muito difíceis”.
Após o jantar, a animação continuou com Pancinhas e as Can-Cans, não faltando também o prémio para o melhor bigode.

Publicado em Notícias

No dia 6 de abril, a União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões venceu a edição de 2019 do Torneio de Futsal Interfreguesias. Organizada pelo Município de Montemor-o-Velho e com a colaboração das Juntas e Uniões de Freguesia, a iniciativa iniciou-se no dia 19 janeiro e, ao longo de 7 jornadas, reuniu cerca de uma centena de atletas no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho.
Antes da cerimónia de entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente e vereador do Desporto, José Veríssimo, deixou um cumprimento especial aos presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia participantes, aos atletas, aos trabalhadores da Câmara Municipal que colaboraram e estiveram na organização do evento e à equipa arbitragem e sublinhou: “Vingou o desportivismo e isso é que é o essencial do torneio”. Dirigindo-se aos jogadores, referiu: “Nós reconhecemos em vós as nossas gerações. Éramos amigos uns dos outros também através do futebol, neste caso do futsal. Assim, sempre incentivei que o torneio tivesse continuidade, de modo a que seja cada vez mais um fator agregador do nosso convívio e do espírito de comunidade”.
Na ocasião e ao fazer referência à homenagem póstuma prestada nas Meãs do Campo durante a tarde a Fábio Mendes, o edil montemorense, antes de terminar a sua intervenção com um pedido de salva de palmas em honra do atleta, reiterou: “O Fábio foi um dos grandes animadores dos nossos torneios [interfreguesias e futebol juvenil]”.
A edição de 2019 do Torneio de Futsal Interfreguesias contou com a participação das Uniões de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões; e Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca; e das Juntas de Freguesia de Liceia, Meãs do Campo, Ereira, Seixo de Gatões e Carapinheira, tendo sido disputados 21 jogos com um total de 127 golos.
Na última jornada da competição, o jogo entre a JF Ereira e a JF Meãs do Campo terminou com o resultado de 4-8; a partida entre a UF Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca e a UF Montemor-o-Velho e Gatões fechou com um resultado de 1-6 e a JF Carapinheira venceu a JF Liceia por 8-4.
Feitas as contas, no final, o pódio foi ocupado pela União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (1º), Junta de Freguesia de Liceia (2º) e Junta de Freguesia de Meãs do Campo (3º). A Junta de Freguesia da Ereira ficou em 4º lugar, seguindo-se a Junta de Freguesia da Carapinheira (5º), União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (6º) e a fechar a tabela classificativa, em 7º lugar, a Junta de Freguesia do Seixo de Gatões.

Publicado em Notícias

No dia 6 de abril, solidariedade para com o povo moçambicano voltou a estar em destaque. O município de Montemor-o-Velho associou-se ao jogo de futsal solidário promovido pelo jornal Foz ao Minuto e a Naval 1893, no qual os participantes e o público presente foram desafiados a contribuir com bens alimentares para as populações afetadas pelo ciclone Idai.
Frente a frente, a equipa dos “Comentadores de Bancada” do jornal Foz ao Minuto, fortalecida com reforços de excelência provenientes de diversas entidades e instituições, e a equipa da “Naval All Stars”, com antigas estrelas da Naval 1.º de Maio, assim como da Associação Naval 1893, mostraram, no pavilhão da Escola Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, que a solidariedade também sabe jogar à bola.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Miguel Pereira, e a atleta internacional Sara Fatia foram alguns dos elementos da equipa dos "Comentadores de Bancada" que ajudaram a construir o resultado final, o empate a 8 golos.

Publicado em Notícias

Antes do arranque da última jornada do V Torneio de Futsal Interfreguesias, no dia 6 de abril, a Junta de Freguesia de Meãs do Campo levou a efeito uma homenagem a Fábio Mendes, atleta natural da freguesia e que faleceu no dia 16 de março, durante o jogo entre o Portimonense e o São João, da II Divisão de futsal.
O momento reuniu familiares, elementos da equipa que representa a Junta de Freguesia e entidades que fizeram questão de se associar ao sentido momento de homenagem.
Para Paulo Rama, “este é um reconhecimento simples, mas muito sentido. O Fábio participava no interfreguesias sempre que podia”.
De igual modo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu: “Foi um momento para agradecer tudo o que o Fábio nos deu. As alegrias e os momentos de enorme satisfação e prazer ao vê-lo jogar futsal que era um desporto que tanto gostava”.

Publicado em Notícias

domingo (almoço) | Centro Beira Mondego | Santo Varão

Publicado em Agenda Cultural

Saber...