Itens filtrados por data: quarta, 01 maio 2019
No dia 1 de maio, a tenda colocada junto à Urbanização da Luz, na freguesia de Santo Varão, engalanou-se para receber o último concerto evocativo do 25 de Abril de 1974 levado a efeito pelas quatro centenárias filarmónicas do concelho. No Dia do Trabalhador, a AMA – Academia Musical Arazedense celebrou Abril e encantou o muito público presente.
“Quem, tal como eu, teve o privilégio de assistir aos quatro concertos das nossas excelentes filarmónicas fica com a certeza de que o nosso concelho tem futuro perante a imensa manifestação de juventude, vitalidade, entrega, dedicação e do querer proporcionada pela centenas de jovens filarmónicos, mas também dos maestros, das direções e dos familiares dos músicos”, avançou, no final do concerto, o presidente a Assembleia Municipal, Fernando Ramos, na companhia do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e de elementos do seu Executivo e da Assembleia de Freguesia, do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro e dos membros da Assembleia Municipal Marcelo Ferreira (coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP) e Celeste Duarte (CDU).
“Estas comemorações, organizadas pela Assembleia Municipal com a parceria da Câmara Municipal, terminam no final de maio, porém é com um particular agrado que registo que Montemor-o-Velho voltou a mostrar que é possível manter vivo o espírito de Abril e preparar um programa, com os diversos agentes culturais do concelho, capaz de mostrar que faz sentido continuar a lutar para construir um país melhor. Sendo professor, destaco ainda a ação a iniciativa ‘A Assembleia vai à Escola’ na qual conseguimos colocar os mais novos a pensar. São estas sementes de liberdade que nos fazem avançar e acreditar que o 25 de Abril é um sentir de um espírito de renovação e de esperança no futuro constantes, num concelho que se quer livre, num concelho que se quer democrático”, concluiu.
Recorda-se que, o primeiro concerto se realizou, no dia 25 de abril, no Centro Cultural do Seixo de Gatões, com a FIRA-Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira, a prestar um tributo a um dos poetas de Abril - Ary dos Santos; no dia 28, foi a vez da a AFUV - Associação Filarmónica União Verridense surpreender em Liceia; no dia 30, a Associação Filarmónica 25 de Setembro encantou no Pátio Bar, nas Meãs do Campo; e, no dia 1 de Maio, a AMA - Academia Musical Arazedense fechou, com chave de ouro, os concertos do 45º aniversário do 25 de Abril de 1974, na freguesia de Santo Varão.
A programação continua no próximo dia 11 de maio, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, com a tertúlia “Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril”, protagonizada por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias
Nos dias 30 de abril e 1 de maio, largo em frente à Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pereira, voltou a encher-se de animação com o 27º convívio do Bairro do Tojal.
De entrada livre, o momento festivo, organizado no ano de 2019 por Maria do Céu Marques, Cátia Rosa, Helena Maria Ângelo, Ana Maria Silva, Lurdes Simões, Hélia Marques e Inês Rodrigues, voltou a dar continuidade à tradição e a ser um pretexto para reunir os moradores do bairro, amigos e entidades num animado momento de confraternização.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, aproveitou o momento para estar à conversa com a organização, deixando-lhe palavras de agradecimento “por continuarem, com coragem, a dar seguimento a uma iniciativa que promove o reforço dos laços e o sentido de comunidade”.
O torneio de sueca e jogos tradicionais, o jogo de futebol Solteiros x Casados, a celebração da Eucaristia, o almoço convívio ou a tradicional sardinhada foram alguns dos momentos do 27º convívio do Bairro do Tojal.
Publicado em Notícias

Comemorações 45º aniversário do 25 de abril de 1974 | Montemor-o-Velho

Concertos
01 de Maio | 17h00 | Urb. da Luz | Santo Varão
Academia Musical Arazedense

 

Publicado em Agenda Cultural
No dia 1 de maio, a Comissão de Festas em Honra de Santo António de Formoselha, com o apoio da Formobike e a colaboração de diversas empresas, da Junta de Freguesia de Santo Varão e do Município de Montemor-o-Velho, realizou a caminhada do “Dia do Trabalhador”, reunindo cerca de duas centenas de participantes.
Fernando Figo, da equipa de mordomos dos festejos de 2019 – constituída por Fernando Figo, José Meco, Fernando Peças, José Dentinho, Adelaide Reis, Aida Campos, Andreia Pratas, António Coelho, António Pescante, Bruno Guardado, Filipe Peças, Hugo Carvalho, Hugo Ferreira, Hugo Gariso, Inês Ferreira, João Marques, João Soares, Joaquim Serrano, José Silva, Luís Monteiro, Manuel Melo, Nuno Paiva, Patrícia Guardado, Paulo Portugal, Pedro Proa, Rui Marques e António Ferreira –, referiu: “Quero, desde já, agradecer a todos que participaram na iniciativa que tem como objetivo ajudar-nos as angariar verbas para os festejos que se realizam em Agosto, sendo, também mais um modo de ficarmos mais perto de conseguirmos adquirir o edifício da antiga serração”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, associaram-se à iniciativa, saudaram o dinamismo da comissão de festas e congratularam-se pela realização de mais um evento que reúne diversas gerações e que mostra as belezas naturais, paisagísticas e arquitetónicas da freguesia e do concelho.
A caminhada do “Dia do Trabalhador”, ao longo de 12km, com a partida e a chegada a acontecer junto à Urbanização da Luz, mostrou os diversos locais da freguesia, assim como passou pelo Centro Náutico de Montemor-o-Velho e pelos campos do Mondego.
Mais logo, a animação regressa com o concerto da AMA – Academia Musical Arazedense, às 17h, por ocasião das Comemorações do 45º aniversario de 25 de Abril de 1974.
Nos dias 4 e 5 de maio, a animação regressa à freguesia com o V Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão.
 
Fotografias de grupo do almoço da caminhada do "Dia da Liberdade" gentilmente cedidas pela Comissão de Festas em Honra de Santo António de Formoselha
 
Publicado em Notícias

8h Arruada do Rancho das Cantarinhas de Abrunheira pelas ruas da comunidade

17h Exibição no Parque Dr. António J. Simões

 

5/domingo

15h Desfile dos Ranchos participantes – início no Largo do Chafariz e Praça dr. Regalão

15h15 Exibições no Parque Dr. António J. Simões

Rancho das Cantarinhas de Abrunheira

Grupo Folclórico da Vila de Pereira

Rancho Folclórico da Carapinheira

Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro

Grupo Folclórico da ACDR das Meãs

Rancho Folclórico Camélias da Gândara, Arazede

Grupo Folclórico da Ereira

Rancho Folclórico e Regional do Seixo

Rancho dos Malmequeres de Reveles

Publicado em Agenda Cultural

 Nossa Senhora do Bom Sucesso 

 

 

9h30 Jogo de Futebol Solteiros vs Casados (Campo Santo Estêvão) seguido do Banho Santo

11h Missa na Capela Nossa Sra. do Bom Sucesso

13h Almoço Convívio

15h Baile com o grupo Duo Real Ritmo

17h Tradicional Sardinhada

Continuação do baile

Publicado em Agenda Cultural

Saber...