Itens filtrados por data: domingo, 21 julho 2019
domingo, 21 julho 2019 22:10

S. Tiago fez a festa no Amieiro

Cumprindo a tradição, nos dias 14, 19, 20 e 21 de julho, a localidade do Amieiro, na freguesia de Arazede, recebeu muitos amigos e entidades por ocasião dos Festejos em Honra de S. Tiago.
No último dia, dia 21 de julho, a missa e a procissão solene marcaram o programa religioso que contou com a presença do vice-presidente, José Veríssimo, do tesoureiro da junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa.
Abrilhantada pela AMA - Academia Musical Arazedense, o cortejo solene integrou as imagens de S. Tiago, Santo António, S. João e Nossa Senhora de Fátima.
No sábado, dia 20 de julho, José Veríssimo esteve na sede da ACREDA - Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva do Amieiro e, durante a tarde de convívio, aproveitou para saudar comissão de festas de 2019 e frisou: “É muito importante que as festividades se possam continuar a realizar e a ser um motivo para reunir a família e os amigos. Quero dar os parabéns às cinco mordomas por terem tido a coragem de avançar para realização das festas”.
Bastantes divertidas e com muito humor à mistura, Isabel Mendes, Anabela Moço, Vânia Pereira, Marina Caetano e Conceição Carnás avançaram que “com uma dose de brincadeira e outra de bravura” decidiram dar seguimento aos festejos e colocar em andamento a edição de 2019.
No momento agradeceram o apoio de todos e deixaram um agradecimento especial à ACREDA pela parceria.

Publicado em Notícias

 aos sábados e domingos | 11h -18h30 | Castelo de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

Até 18 de agosto, o Castelo de Montemor-o-Velho recebe a 2ª edição da Feira de Produtos Endógenos, Sabores & Ofícios Tradicionais do concelho de Montemor-o-Velho.
Aos sábados e domingos, entre as 11h e as 18h30, os expositores prometem mostrar o melhor que o concelho tem para oferecer e revelar alguns dos segredos das suas artes & ofícios.
No dia 20 de julho, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo marcou presença no arranque da iniciativa, aproveitou o momento para saudar os participantes e referiu: “Esta iniciativa vem ao encontro do nosso esforço em criar condições para valorizar o que é nosso e, por isso, o Castelo, que é um dos pontos de visita obrigatório do nosso concelho, ganha mais um motivo que justifica uma visita ainda mais demorada”.
“Quero agradecer a presença e a colaboração de todos os expositores e desejo que a Feira de Produtos Endógenos, Sabores & Ofícios Tradicionais seja um sucesso”.
Em cada fim de semana, junto à torre do relógio, a arte, a gastronomia e o ofícios tradicionais vão ter um lugar de destaque, não faltando também um espaço preparado para os mais pequenos e que convida à leitura.
A iniciativa é organizada e promovida pelo Município e tem como propósito a promoção, a divulgação e a valorização dos produtos locais.

Expositores | 20 e 21 de julho
- Pastel de Tentúgal – Cafetaria D. Sesnando;
- Arroz Doce – Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo;
- Bolacharia/licores tradicionais – Graça Cavaleiro;
- Mel – Bruno Mendes (presente apenas no dia 20);
- Mel – Fio de Mel;
- Arroz – Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho;
- Trabalhos em Pele - Armanda Góis;
- Trabalhos em Vime/Cestaria – Mário Ferreira;
- Trabalhos em madeira – José Carlos Oliveira;
- Trabalhos em madeira- Joaquim Filipe;
- Tecelagem – Margarida Fernandes.

Publicado em Notícias

Nos dias 20 e 21 de julho, mais de 600 canoístas competiram no primeiro fim de semana do Campeonato Nacional de Regatas em Linha. A Canoagem invade o Centro Náutico de Montemor-o-Velho e comprova que a modalidade está em boa forma e que o concelho se assume, cada vez mais como a casa da canoagem portuguesa.
Bastante satisfeito com “o nível de participação”, Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), destacou ainda “a boa qualidade evidenciadas pelos principais atletas, deixando uma expetativa para a participação no campeonato do mundo. A competição realiza-se no próximo mês de agosto, na Hungria, e é uma prova de apuramento olímpico”.
De igual modo, José Veríssimo, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, congratulou-se “pela realização de mais um grande evento desportivo que decorre durante dois fins de semana consecutivos no Centro Náutico” e sublinhou: “Este dinamismo e nível alcançados pela canoagem é reflexo do trabalho da FPC, dos clubes, equipas técnicas, atletas e familiares, mas também se deve ao esforço que o município de Montemor-o-Velho tem feito, de modo a proporcionar as melhores condições no Centro Náutico”.
Ao longo dos dois de prova, realizaram-se 172 regatas nos escalões de juniores, seniores e veteranos, em representação de 48 clubes nacionais.
No próximo fim de semana e à semelhança do ano anterior, é a vez dos escalões mais jovens (iniciados, cadetes e infantis) brilharem no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
Recorda-se que o Campeonato Nacional de Regatas em Linha, repartido em dois momentos competitivos, vai receber cerca de 1500 atletas em competição.

Saiba mais em www.fpcanoagem.pt

Publicado em Notícias

Um lanche partilhado entre pais e filhos, monitores e entidades, no Parque Verde da Ereira, no dia 19 de julho, marcou, da melhor forma, o encerramento da atividade Férias Desportivas verão. Ao longo de quatro semanas, desde 24 de junho, o Município de Montemor-o-Velho, proporcionou aos 120 participantes, 30 em cada semana e com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, momentos repletos de amizade, diversão, descoberta e aventura.
No decorrer do churrasco intergeracional, recordaram-se e partilharam-se os melhores momentos com a vontade de que as próximas férias desportivas cheguem rapidamente.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, fez questão de marcar presença no encerramento da atividade, ouviu os elogios que os jovens participantes fizeram sobre as Férias Desportivas verão 2019 e sublinhou: “Estamos muito felizes pela forma como tudo se conjugou para criarmos momentos inesquecíveis para os jovens. Quero também deixar um agradecimento as todos os que contribuíram para que a atividade chegasse a bom porto e a confiança que os pais e encarregados de educação depositaram em nós, assim como quero destacar o comportamento exemplar dos alunos do curso TAGD (Técnico de Apoio à Gestão Desportiva), do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho”.
“As Férias Desportivas verão voltaram a ser um enorme sucesso!”, reforçou.
No decorrer das atividades, os participantes puderam, a título de exemplo, praticar bodyboard, stand up paddle, visitar o Parque Zoológico de Miranda do Corvo, ir às Piscinas da Carapinheira, ao Esteiro da Ereira, à Praia das Rocas e aprender e divertirem-se nos equipamentos municipais – Centro Náutico, Pavilhão Municipal, Biblioteca Municipal Afonso Duarte e Piscinas Municipais. 

Publicado em Notícias

O 48º Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, no dia 20 de julho, voltou a ser um momento de celebração cultural que encantou os participantes e o muito público presente no adro da Igreja Matriz de Pereira.
O momento de exaltação do folclore e da etnografia iniciou-se com a tradicional cerimónia protocolar, no Celeiro do Duques de Aveiro, tendo reunido os elementos dos grupos participantes, entidades e instituições convidadas.
Com palavras de incentivo à secção de folclore Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, o presidente da associação pereirense, Jorge Ferreira, elogiou as anteriores direções e lembrou que “o associativismo só é possível com a dedicação de todos”.
No decorrer das diversas intervenções aludiu-se à importância de incentivar a presença dos mais jovens nos grupos e ranchos folclóricos. No momento, Rui Almeida, coordenador da formação anfitriã, ao destacar a importância do folclore, referiu: “É bom saber que o folclore é transversal às várias idades e a todos os estratos sociais”.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, referiu que “o festival é dos eventos que marca a agenda cultural da freguesia” e congratulou-se pelo grupo anfitrião “continuar a ser um dos embaixadores de Pereira”.
Com palavras de reconhecimento à ADCR de Pereira “por deixar uma marca no associativismo do concelho, tanto no folclore como em outras áreas de atuação”, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, sublinhou: “O folclore e a etnografia fazem parte da nossa herança cultural que merece ser preservada e, neste sentido, os grupos fazem um excelente trabalho e que deve ser reconhecido por todos”.
“O Grupo Folclórico da Vila de Pereira tem feito um trabalho digno de nota e desejo que seja mais um festival repleto de cultura, animação e convívio, contribuindo para a promoção da freguesia e do concelho”, reforçou.
Depois do Porto de Honra, do jantar convívio e do desfile da zona histórica, as danças e cantares tradicionais brilharam no adro da Igreja de Santo Estêvão, com as atuações do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, do Grupo Folclórico da Ribeira da Mata, Soure, do Rancho Folclórico de S. Cipriano de Tabuadelo, Baixo Minho, do Rancho Folclórico de Ramalde, Porto, e do Rancho Folclórico S. Cristóvão de Nogueira da Regedoura, Douro Litoral.
Uma oficina de preparação de Queijadas de Pereira para os grupos participantes e uma homenagem póstuma a José Rasteiro, um componente do grupo e responsável pelo retomar da tradição de realizar o festival integrado nos festejos em Honra de S. Tiago foram outros dos momentos de destaque do 48º Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Vila de Pereira.
Recorda-se que os festejos em Honra de S. Tiago decorrem nos dias 20, 21 e 25 de julho.

Publicado em Notícias
domingo, 21 julho 2019 14:45

Reveles rendeu-se ao Field Target

Durante o fim de semana de 20 e 21 de julho, a emoção desportiva vai estar ao rubro no campo de Field Target de Reveles, na envolvente da Capela de Nª Srª da Saúde, em Reveles, na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB).
O Grupo Recreativo Revelense (GRR) voltou a ser o anfitrião de uma jornada desportiva que, no primeiro dia, reuniu 25 atletas nacionais e de Espanha no Open de Field Target.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado de Carlos Alves, presidente da UFAVVNB, marcou presença na iniciativa e fez questão de deixar rasgados elogios “ao GRR e a todos que contribuem para a promoção da modalidade”, assim de como sublinhou: “Estas iniciativas são sempre um motivo de orgulho para todos nós e comprova que o concelho tem excelentes condições para prática de diversas modalidades desportivas”.
De igual modo, Sandro Tondela, presidente do GRR, elogiou o trabalho da secção de Field Target do GRR e fez questão de agradecer às entidades, instituições e particulares que deram o seu contributo para o sucesso da jornada desportiva de 20 e 21 de julho.
Antes da visita ao campo de Field Targer, a comitiva esteve na sede GRR e aproveitou para agradecer também a colaboração dos elementos do GRR responsáveis pela logística e alimentação.
No domingo, dia 21 de julho, a emoção desportiva regressa a Reveles com a VI Prova do Campeonato Nacional, reunindo 46 atiradores, sendo disputada nas classes de PCP (ar pré-comprimido) nacional, PCP internacional, springer (pistão-mola) e cano articulado.
Sérgio Rita, presidente da Federação Portuguesa de Field Target, voltou a reconhecer a qualidade da pista de Reveles. “A sua diversidade aumenta o grau da dificuldade para a prática da modalidade que tem como propósito avaliar o melhor atirador em diferentes condições”, afiançou.
O dia promete ser de emoções fortes com o título de campeão PCP internacional a ser definido na prova realizada no concelho de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias
domingo, 21 julho 2019 14:41

Ténis de Mesa em destaque na AFA

No dia 20 de julho, o Pavilhão da AFA – Amigos da Freguesia de Arazede foi o palco do 2º Torneio Aberto de Ténis de Mesa da AFA. Assim, o rinque de patinagem deu lugar às mesas de ténis de mesa e, ao longo do dia, mais de meia centena de participantes jogaram como verdadeiros profissionais numa jornada repleta de convívio e confraternização.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia do tesoureiro da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, aproveitou o momento para matar saudades de uma modalidade desportiva de que é apreciador e para desejar que a instituição arazedense “continue na senda da promoção desportiva de qualidade”.
Dora Tinoco, presidente da AFA, bastante satisfeita com a adesão demonstrada, referiu: “Depois do sucesso da edição anterior do torneio que motivou a constituição de uma secção de ténis de mesa na AFA, este ano o torneio volta a cumprir o seu objetivo: dar a conhecer a modalidade”.
“Queremos continuar a promover o desporto e estamos de braços abertos para todos os que queiram colaborar com a AFA e usufruir da nossa oferta desportiva que passa pelo hóquei em patins e pelo ténis de mesa”, reforçou.
O 2º Torneio Aberto de Ténis de Mesa da AFA foi também um espaço de encontro de amigos e de gerações. Na edição de 2019, João Canoso, de Arazede, com 9 anos, foi o atleta mais novo, e Luís Silva, com 65 anos, em representação do Ginásio Clube Figueirense, foi o atleta mais velho em competição.
A iniciativa reuniu participantes de diversos pontos do país e contou com os apoios da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, da Junta de Freguesia de Arazede e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias
 
 
20 e 21 de julho > Veteranos, Seniores, Juniores
27 e 28 de julho > Cadetes, Iniciados, Infantis
 
Mais informações em www.fpcanoagem.pt
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Publicado em Agenda Cultural
 
 
20 e 21 de julho > Veteranos, Seniores, Juniores
27 e 28 de julho > Cadetes, Iniciados, Infantis
 
Mais informações em www.fpcanoagem.pt
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Publicado em Agenda Desporto
Pág. 1 de 2

Saber...