Itens filtrados por data: sábado, 06 julho 2019
No dia 6 de julho, o adro da Igreja Matriz de Santo Varão encheu-se de animação e cultura com o XXI Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego (RFCBM) - Santo Varão.
Pedro dos Santos, coordenador do RFCBM – Santo Varão, ao reiterar as palavras proferidas na edição anterior – “Hoje não se realiza apenas um festival de folclore, mas realiza-se um festival com folclore e etnografia” –, deu as boas-vindas a todos os participantes e solicitou, ao muito público presente na sessão de boas-vindas, “um forte aplauso como lembrança, memória e respeito por todos os folcloristas, associados, amigos e companheiros do movimento que já partiram, mas que não estão e nem serão esquecidos”.
“O RFCBM – Santo Varão, além de diversão e lazer, tem como propósito servir a comunidade e respeitar a memória individual e, acima de tudo, a memória coletiva da freguesia”, reforçou.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, congratulou-se “por poder continuar a apoiar o Centro Beira Mondego e a realização do festival” e desejou que os grupos participantes “tenham vontade de regressar à freguesia e ao concelho”.
De igual modo, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, ao reconhecer “a importância e o trabalho que é feito pelo RFCBM”, referiu: “É muito importante relembrar quem se dedicou ao folclore e, por isso, recordo Fátima Verão, uma pessoa que era muito querida em Pereira e Santo Varão”.
“Desejo que o festival decorra melhor forma possível e que se repita por muitos anos”, reforçou.
Na ocasião, Rosa Simões, presidente do Centro Beira Mondego, e Tânia Gabriel, representante da Federação do Folclore Português, deixaram palavras de incentivo à formação anfitriã e desejaram que as diversas instituições continuem a promover o folclore e a etnografia nacionais.
À semelhança das anteriores edições, o festival decorreu sob um tema e, este ano, A Feira – “Quarta-feira Solteira é quarta-feira sem Feira!” relembrou as tradições de antanho da freguesia de Santo Varão e da Feira do Ano, em Montemor-o-Velho.
Antes da entrega de lembranças aos grupos e entidades presentes – feitas por artistas autodidatas da freguesia (Rute Moreira e Madalena Baptista,) Maria Cordeiro, elemento do RFCBM, fez o enquadramento da temática do festival de 2019 e surpreendeu o público que encheu a sala do Centro Cultural de Santo Varão.
Recorda-se ainda que antes da sessão de boas-vindas decorreu uma oficina de dança aberta ao público e protagonizada pelos grupos participantes.
À noite, o folclore e a etnografia tiveram honras de destaque com o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, o Rancho Folclórico da A. dos Amigos de Vilarinho das Quartas – Soajo, de Arcos de Valdevez, o Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato, de Coruche, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, de Arouca, e o Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos do Montenegro, de Faro, encantarem o muito público presente no XXI Festival Nacional de Folclore do RFCBM - Santo Varão.
 
Publicado em Notícias

O 9º Encontro da Rua da Parreiras, em Montemor-o-Velho, no dia 6 de julho, voltou a reunir muitos amigos, moradores, ex-moradores para mais um animado momento de partilha e confraternização.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Delmina Leitão, fez questão de se associar à iniciativa, recordou a época em que foi morador da rua e, ao saudar a comissão organizadora de 2019, sublinhou: “É com muito gosto que constato que a tradição continua, sendo um dos poucos convívios de rua que ainda sobrevive”.
“Este é um convívio que é de preservar uma vez que promove um espírito de comunidade”, reiterou.
Bastante satisfeita com a adesão demonstrada, Manuela Costa, em representação da comissão composta também por Bruno Costa e Rui Couceiro, referiu: “Apesar do trabalho, é muito gratificante organizarmos uns festejos que contam com a participação de todos, que servem para reunir a comunidade e para juntar toda a gente na nossa festa”.
A animação ficou a cargo de Nelson Cabral e António Augusto.
Para as próximas edições, os organizadores levam duas recordações do encontro de 2019: a bandeira oficial da “Festa da Parreiras” e o totem das festividades que, a cada edição vai ganhar fitas coloridas. Este ano, foram amarelas e pretas, as cores da bandeira do município de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

21h30 | adro da Igreja Matriz de Santo Varão

Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão | Baixo Mondego – Montemor-o-Velho
Rancho Folclórico da A. dos Amigos de Vilarinho das Quartas – Soajo | Alto Minho – Arcos de Valdevez
Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato | Ribatejo – Coruche
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca | Douro Litoral -Sul – Arouca
Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos do Montenegro | Algarve – Faro

Publicado em Agenda Cultural

Saber...