A Carta Educativa Montemor-o-Velho foi homologada pelo Ministério da Educação, no dia 29 de Maio de 2007.
Realizada na Amadora, a IV Sessão de Homologação reuniu os 63 municípios cujo documento foi alvo de aprovação, representando as áreas das direcções regionais de Educação do Norte (24), Centro (23) e Lisboa e Vale do Tejo (16).
Recorde-se que a Carta Educativa do Município de Montemor-o-Velho foi entregue pelo Presidente da Câmara, Luís Leal, na Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) no dia 2 de Janeiro de 2007.
Este importante instrumento de planeamento e ordenamento sectorial foi aprovado, por maioria, na sessão da Assembleia Municipal de 27 de Dezembro de 2006.
A Carta Educativa já anteriormente tinha sido apresentada ao Conselho Municipal de Educação, tendo obtido parecer favorável por unanimidade dos conselheiros e esteve submetida a apreciação pública de 17 a 30 de Novembro de 2006, não tendo sido apresentada qualquer sugestão ou reclamação.
O documento foi elaborado pelo Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pretende ser a representação de um sistema educativo dentro de um marco geográfico, demográfico, social e económico pré-definido.
A proposta prevê a construção de quatro centro educativos – Montemor-o-Velho, Arazede, Carapinheira e Pereira –, devendo avançar no próximo ano o da Sede do Concelho.