Meãs do Campo

A freguesia ocupa uma área de 9,7 Km2, na margem direita do Rio Mondego, e é atravessada pela ex-EN 111 que faz a separação entre as terras do campo, terrenos de cultivo ao longo do rio, e as terras do monte, mais acidentadas e arborizadas, onde se encontram as povoações. Dista 8 Km da sede de Concelho.

Nesta freguesia nasceu Manuel Jardim, artista de reconhecido valor, considerado por diversos estudiosos como um dos renovadores da arte em Portugal nos inícios do século XX. Integrou o primeiro grupo de artistas portugueses que emigraram para Paris nos começos do século XX, tendo exposto, no Salon des Beaux- Arts, em 1911, o quadro “Le Déjeuner”. Folheie a mais recente publicação sobre Manuel Jardim em http://issuu.com/cm_mv/docs/mjardim_final_net.

Visite: A freguesia tem alguns monumentos de interesse, dos quais se destacam a Capela de Santo António, a Igreja Matriz e a casa onde nasceu o pintor Manuel Jardim.

Presidente:
Paulo Sérgio Silva Valente (PS)

Morada:
Rua Lacerda Pires nº 303