Aviso | Aumento da severidade meteorológica

Aviso | Aumento da severidade meteorológica

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um agravamento gradual do perigo de incêndios florestais, motivado pelo aumento significativo da temperatura e descida da humidade relativa em Portugal continental. O concelho de Montemor-o-Velho apresenta risco moderado (nos dias 2 e 3 de agosto) subindo para elevado no sábado e domingo, com os termómetros a poderem chegar aos 40º, segundo os dados do IPMA. Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais. Além disso, a exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde, sendo as…
Aviso à população | Perigo de Incêndio Rural

Aviso à população | Perigo de Incêndio Rural

O Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito do aviso à população da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), do dia 20 de julho, indica que “em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: tempo quente e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”. Veja o aviso em: https://www.facebook.com/notes/autoridade-nacional-de-proteção-civil/aviso-à-população-perigo-de-incêndio-rural/10156087695603183/
Controlo da Vespa Velutina ou Vespa Asiática

Controlo da Vespa Velutina ou Vespa Asiática

Originária da Ásia, esta é uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia. Sendo um predador agressivo de insetos (um exemplar pode matar mais de 30 abelhas por minuto), o principal impacto desta espécie reflete-se na apicultura, com destruição de colmeias, e no efeito indireto para a produção agrícola. Quando perturbada, a vespa velutina pode representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Perante uma ameaça ou vibração no ninho, reage de forma bastante agressiva, podendo o grupo perseguir a fonte da ameaça durante cerca de 500 metros. A vespa velutina não é fonte de transmissão de nenhuma…
Aviso | Período Crítico de Incêndios Florestais até 30 de setembro

Aviso | Período Crítico de Incêndios Florestais até 30 de setembro

De acordo com o Decreto-Lei 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, está a decorrer o período crítico de incêndios florestais do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Até 30 de setembro, saiba que: É proibido fazer queimadas. É proibido fazer queimas de matos e sobrantes florestais amontoados. É proibida a utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto fora das zonas críticas, nos locais autorizados. É proibido o lançamento de balões com mecha acesa ou foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal. É proibida a fumigação ou…
ANPC adverte para situações de tentativa de burla

ANPC adverte para situações de tentativa de burla

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, indica que “A Autoridade Nacional de Proteção Civil adverte os cidadãos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé́ e fazendo-se passar por elementos da proteção civil, visem burlar os desprevenidos, fazendo-os crer na existência de coimas em seu nome devidas pelo incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais de que são proprietários.A ANPC teve conhecimento de uma situação ocorrida no distrito de Viana do Castelo, em que o burlão em causa demandou um cidadão para que este fizesse o pagamento do valor de uma…

Saber...