Apesar da chuva ter parado, a situação no Vale do Mondego permanece exigente e continua a requerer vigilância reforçada em todo o território. As águas continuam a subir em Montemor-o-Velho, Ereira, Verride e Caixeira, exigindo acompanhamento permanente. ? Situação hidrológica- A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a 89% da sua capacidade;- O caudal no açude-ponte encontra-se em descida, situando-se nos 1.250 m³/s. O Município mantém articulação constante com a Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de ajustar a gestão dos caudais.Contudo, ainda não existem previsões concretas quanto ao restabelecimento da normalidade. Entramos agora numa fase de acompanhamento dia a dia,…
O agravamento do risco de cheias no Vale do Mondego motivou, no dia 13 de fevereiro, a realização de uma reunião de coordenação no Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, de membros do Governo, autarcas da região, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de diversas entidades de proteção civil.Na ocasião, o primeiro-ministro sublinhou que “a situação aponta para algum otimismo, o que não deve significar relaxamento nas próximas horas”, recordando a realidade vivida em Montemor-o-Velho, onde “o escoamento da água que transbordou do dique que…
O Município de Montemor-o-Velho mantém o acompanhamento permanente da situação, com equipas mobilizadas para apoiar a população sempre que necessário. Se precisar de ajuda ou quiser sinalizar uma situação, contacte: Serviço Municipal de Proteção Civil239 680 766 Ação Social931 103 804 – Freguesias de Ereira e Montemor-o-Velho939 050 812 – Freguesias de Pereira e Santo Varão239 687 300 – Restantes freguesias do concelho Número Europeu de Emergência112 Estamos disponíveis. Não hesite em contactar.
O dia de hoje apresenta-se particularmente exigente para o Vale do Mondego.A precipitação prevista, associada aos níveis já elevados na bacia e de volume de água na barragem da Aguieira, poderá provocar um aumento muito significativo dos caudais, exigindo máxima vigilância e prudência.Situação hidrológica- A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a cerca de 90% da sua capacidade;- O caudal no açude-ponte situa-se nos 1.740 m³/s;- De acordo com os cenários técnicos projetados, os caudais podem atingir valores entre 2.500 e 3.000 m³/s, ultrapassando o limiar de referência da obra hidroagrícola.As escolas do concelho encontram-se encerradas hoje, como medida preventiva.As vias…
O transporte entre a Ereira, Ponte de Verride e Montemor-o-Velho, assegurado pelas lanchas anfíbias, encontra-se temporariamente suspenso devido a avaria técnica.Assim que existam novas informações sobre a retoma do serviço, estas serão prontamente comunicadas pelos canais oficiais.