Palestra "O puro amor n' Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina" na BMAD

Palestra "O puro amor n' Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina" na BMAD

Nos dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, a temática inesiana vai estar em destaque na Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, com a palestra "O puro amor n' Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina", proferida por José Augusto Bernardes, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).De entrada livre, a primeira sessão, no dia 30, realiza-se às 14h30 e vai contar com a participação dos alunos da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.No dia 4, a partir das 10h30, a palestra tem a participação de alunos do 9º ano da…
Recenseamento Agrícola 2019

Recenseamento Agrícola 2019

Durante este ano, vai ser realizado em Portugal o Recenseamento Agrícola 2019. A cargo do Instituto Nacional de Estatística (INE), a realização deste Recenseamento Agrícola contribui de forma decisiva para a caracterização da agricultura do país, das estruturas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola. Este conhecimento é imprescindível para a tomada de decisões de diferentes âmbitos, como sejam os das políticas económicas, regionais, sociais e até empresariais. Esta é a única fonte de informação agrícola exaustiva permitindo obter resultados a níveis geográficos muito detalhados, como a Freguesia ou o Município. Recorde-se que o Recenseamento Agrícola…
“Diogo Piçarra em Pessoa” mostrou-se em Montemor-o-Velho

“Diogo Piçarra em Pessoa” mostrou-se em Montemor-o-Velho

O músico Diogo Piçarra conduziu os alunos do secundário por uma viagem pela poesia de Fernando Pessoa e os seus heterónimos, esta tarde, 21 de janeiro, no teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho. Com “Diogo Piçarra em Pessoa”, o conhecido músico português, seguindo a inspiração de Pessoa, revelou os “seus" heterónimos Luna Then, Walter Ego e Ingenuo Garcia e, aconchegado pela magia do espaço, proporcionou uma tarde repleta de música, arte, poesia e partilha.Num diálogo permanente entre os heterónimos de Pessoa e de Piçarra, os alunos Renato Ferreira, Merlina Garthe e Daniel Coelho, leram, respetivamente, os poemas “Sei bem que…
V Torneio de Futsal Interfreguesias já começou!

V Torneio de Futsal Interfreguesias já começou!

O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e vereador do Desporto, José Veríssimo, deu o pontapé de saída para o V Torneio de Futsal Interfreguesias que decorre no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, entre 19 janeiro e 23 março.“Desejo que se seja um excelente torneio e agradeço, desde já, a colaboração de todos neste evento que pretende promover o convívio e o desportivismo”, reforçou José Veríssimo.No dia 19 de janeiro, o jogo entre as equipas da JF de Meãs do Campo e da JF do Seixo de Gatões marcou a jornada de abertura, tendo terminado com a vitória (7-0) da equipa…
Montemor-o-Velho honrou São Sebastião - Mártir Santo

Montemor-o-Velho honrou São Sebastião - Mártir Santo

Cumprindo a tradição, a capela de S. Sebastião - Mártir Santo, em Montemor-o-Velho, voltou a encher-se de vida com os festejos populares em honra de S. Sebastião, no dia 20 de janeiro. A missa solene e o lanche de convívio atraíram muitos convivas do Casal Novo do Rio (Barca), amigos e entidades numa tarde de convívio e repleta de cultura e tradição. À semelhança dos anos anteriores, Laurinda Fabrício abraçou a organização dos festejos e referiu: “Há sempre quem ajude a colocar as mesas e a participar no lanche, mas, este ano, a Isabel Mesquita deu-me uma grande ajuda”. “É…

Saber...