Misericórdia de Pereira recolhe apoios com Desfile Solidário

No dia 17 de junho, a noite foi de festa, criatividade e muita solidariedade em Pereira. O adro da Igreja Matriz de Santo Estêvão encheu-se para apoiar a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira com um Desfile de Moda Solidário.
Pelo palco desfilaram mais 90 jovens modelos que passaram centenas de vestidos e adereços provenientes do atelier Gracinda Marques e que espelharam toda a criatividade daquela criativa pereirense.
Repartidos por vários temas e épocas, os vestidos de chita, chapéus e sombrinhas, fatos de cerimónia e de casamento encantaram o muito público presente.
O momento foi de celebração, mas também de homenagem, por isso, a iniciativa começou com o desfile de um vestido que apresentava um painel da Santa Casa da Misericórdia, desenhado e pintado em tecido pelo artista Brálio Figo, da vila de Pereira, e com a subida ao palco e desfile da dona Maria Melo (a pessoa mais idosa de Pereira, 104 anos), e da dona Domicília e do seu marido Arménio Paiva, em representação dos seniores da freguesia.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Alexandra Ferreira e do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, Rui Almeida, sublinhou: “Estou verdadeiramente surpreendido com a qualidade do espetáculo e que apresenta um nível muito elevado, sendo de destacar e de salientar esta iniciativa que se deveria repetir em muitas situações para ajudar as instituições, neste caso a Misericórdia da Vila de Pereira”.
Com palavras de elogio a Gracinda Marques, o autarca montemorense referiu: “É uma obreira e é uma menina grande que continua a vestir as suas bonecas e os seus bonecos. É muito importante continuar a ser menina na idade dela!”
Muito satisfeito por “ver tão elevada adesão à iniciativa”, o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira, Adérito Galvão, agradeceu o contributo de todos as pessoas, entidades e instituições na realização desfile, tendo deixado também publicamente palavras de apreço à mentora da iniciativa pelo “seu espírito de solidariedade”.
“As verbas angariadas destinam-se a apoiar as obras de recuperação da Igreja da Misericórdia e que foi alvo de uma candidatura. Caso a candidatura não seja aprovada, as verbas angariadas vão ser canalizadas para as obras no Centro de Dia”, avançou, à margem do evento, Adérito Galvão.
No final, Gracinda Marques ofereceu à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia de Pereira, à Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira e à Comissão da Fábrica da Igreja as sombrinhas que desfilaram e que representaram as referidas instituições.
A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira, com 519 anos, é uma das Misericórdias mais antigas do país, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, e tem em funcionamento as valências de Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário; atividades Tempos Livres (A.T.L.) e a Unidade de Cuidados Continuados Integrados.