Folclore e Etnografia brilharam em Pereira

No dia 15 de julho, o adro da Igreja de Santo Estêvão, em Pereira, encheu-se para celebrar a cultura. Rodeado de muitos amigos e muito público, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira levou a efeito o 46º Festival de Folclore da Vila de Pereira.
Na sessão de boas-vindas e de entrega de lembranças aos grupos participantes e às entidades presentes, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, destacou “o espólio material e imaterial maravilhoso do Grupo Folclórico da Vila de Pereira”.
Ao reiterar a disponibilidade para continuar “a apoiar e ajudar o grupo a preservar a cultura e a tradição”, o edil montemorense destacou: “O grupo tem tido um papel muito importante na preservação da nossa cultura”.
“Preservar e memória e a história é também acreditar que o presente pode ser mais bem vivido e é garantir, igualmente, preservação do nosso património para o futuro”, concluiu.
A iniciativa, que marcou também o arranque dos Festejos em Honra de S. Tiago que se prolongam até 25 de julho, contou com as atuações do Grupo Folclórico de Bustelo, do Rancho Folclórico de Paranhos da Beira, do Rancho Folclórico de Perosinho, do Rancho Folclórico da Vila de Pias e do Grupo Folclórico da Vila de Pereira.
O serão de cultura, etnografia, convívio e animação encantou o muito público presente.