FolcloEreira continua a celebrar a etnografia

O FolcloEreira 2017 - 34º Festival de Folclore do Baixo Mondego voltou a celebrar a etnografia e o folclore na Ereira.
E porque “este festival de folclore não é só dançar em cima do palco”, o dia começou com a receção no Castelo de Montemor-o-Velho, tendo sido apresentados os grupos e feita a entrega de lembranças, não faltando também a sempre saborosa degustação de “um dos cartões de visita do concelho: a doçaria conventual com o magnífico Pastel de Tentúgal”. O presidente do Grupo Folclórico da A.C.D.S. da Ereira, Fernando Curto, destacou que “este é um modelo diferente e que serve não apenas para mostrarmos um folclore puro e genuíno, mas também para divulgarmos e dignificarmos o nosso concelho e a freguesia da Ereira”.
Presente no festival, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do chefe de gabinete, Décio Matias, e do presidente da Junta de Freguesia, Vasco Martins, deixou palavras de reconhecimento ao Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira pelo “importante papel na preservação da nossa cultural” e por “mais uma vez promover um magnífico evento que nos deixa a todos orgulhosos”.
As atuações do Rancho Folclórico Camponeses de Santana do Mato (Coruche), do Grupo Folclórico e Etnográfico de Macinhata do Vouga (Águeda), do Grupo Folclórico Casa do Povo de Aveiras de Cima (Azambuja), do Grupo Etnográfico Castelo Branco (Faial, Açores) e da formação da casa, o Grupo Folclórico da ACDS Ereira, encantaram o muito público presente numa tarde repleta de cultura.