Rancho Folclórico e Regional do Seixo de Gatões ganha 1º lugar na Croácia

De 16 a 21 de agosto, Rancho Folclórico e Regional do Seixo esteve na Croácia para participar no 17º Festival Folcloristico Internazionale di Dignano, em Vodnjan, tendo conquistado o prémio Leron.
Organizado pela comunidade daquela cidade croata, que ainda conserva muitos traços da comunidade italiana que por lá passou, o festival, que decorreu nos dias 18 e 19 de agosto, reuniu 11 grupos oriundos de vários pontos da Europa.
“A diversidade dos trajes, das danças ou o uso de instrumentos musicais tradicionais, foram, provavelmente, alguns dos aspetos que pesaram na decisão do júri”, referiu, visivelmente satisfeito, Lusitano Rainho, diretor técnico do grupo.
“O convite para participar surgiu porque um dos elementos do grupo, o Diogo Marques Oliveira, esteve a fazer Serviço de Voluntariado Europeu, incluído no Erasmus +, na Croácia. Em relação aos outros grupos, com grandes formações musicais, nós tínhamos uma concertina, duas violas, um bombo, um reco-reco, uns ferrinhos e dois cavaquinhos. A diversidade dos nossos trajes e a maneira diferente de dançar as várias modas mostraram a criatividade popular e parecem ter conquistado também o público presente”, explicou.
Para Lusitano Rainho, “este prémio é um incentivo, é uma motivação extra, para continuarmos a pesquisa da nossa cultura popular e da etnografia da região do Seixo e da parte gandaresa do concelho”.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, congratulou-se com a atribuição deste galardão e frisou: “Este é um prémio importante para Rancho Folclórico e Regional do Seixo, que reconhece também o esforço de todos os seus componentes, mas é também a confirmação de que temos um concelho muito rico, com uma cultura de excelência e que conta com muitas centenas de folcloristas a darem-lhe continuidade e visibilidade a nível nacional e internacional”.
“Pessoalmente e como autarca, sinto-me muito honrado com a distinção atribuída e orgulhoso do trabalho de todas as formações folclóricas do concelho”, concluiu.
Nos dias 16 e 17 de setembro, o grupo vai levar a efeito um conjunto de atividades que se destinam a assinalar os 30 anos da data de entrada na Federação do Folclore Português.
Antes, no dia 5 de setembro, o Rancho Folclórico e Regional do Seixo, integrado na programação do Freguesias em Festa, vai atuar na Feira do Ano, em Montemor-o-Velho.