Qualidade e monitorização da água com níveis de excelência em Montemor-o-Velho

No dia 8 de novembro, o concelho de Montemor-o-Velho foi distinguido com o selo da qualidade do serviço – ERSAR 2017, na categoria “Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano”, no decorrer da cerimónia de Entrega dos Prémios de Serviço de Águas e Resíduos (vertente de águas), na 12ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, organizada pelo jornal Água&Ambiente e pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O galardão deixou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, “bastante satisfeito e orgulhoso” e com a certeza de que “se trata de mais um estímulo para continuar a prestar um serviço de qualidade”.
“Este é também um reconhecimento de um trabalho de excelência que tem vindo a ser feito pela Unidade de Ambiente da Câmara Municipal. É um prémio que nos deixa muito satisfeitos, mas que nos impele a sermos cada vez melhores e mais exigentes”, reforçou, visivelmente satisfeito.
Emílio Torrão foi mais longe e esclareceu: “O nosso patamar de excelência dos valores paramétricos da qualidade da água atingiu os 99,58%. Não falhámos em nenhuma das análises feitas por uma entidade externa e independente, bem como monitorizámos a qualidade da água para além do que nos era exigido”.
“Para além do Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela ERSAR, temos um Plano de Controlo Operacional (PCO) que reforça a manutenção desta qualidade constante”, reiterou.
O prémio esteve suspenso alguns anos e foi retomado em 2017 e, Montemor-o-Velho, pela primeira vez, conquistou o selo da qualidade.