Escola de Cadetes e Infantes brilha em Pereira

No dia 18 de novembro, a Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros de Montemor-o-Velho realizou um exercício/demonstração de um salvamento em Pereira, no âmbito da iniciativa Quartel Aberto da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV).
O trabalho desenvolvido pelos mais novos na praça central da Urbanização da Quinta de São Luiz (UQSL) – salvamento de uma criança de uma casa que estava a arder - surpreendeu o público presente e mereceu também os elogios das entidades que se marcaram presença na iniciativa.
Nuno Rasteiro, presidente da direção da AHBVMV, ao lembrar o ano muito difícil, fez questão de deixar palavras de agradecimento a quem tem colaborado com a instituição, nomeadamente “o apoio extraordinário da Câmara Municipal”.
No momento, António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Pereira, saudou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros e mostrou-se disponível para acolher mais iniciativas que possam apresentar as suas diferentes áreas de atuação.
Com palavras de confiança e incentivo, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, frisou: “Temos uma grande corporação, bem equipada e que responde com prontidão”.
Ao aludir às condições excecionais sentidas nos últimos meses, o edil montemorense reiterou o orgulho que sente na corporação e, ao lembrar os apoios reforçados no último ano, sublinhou: “Esta iniciativa em Pereira pretende fazer com que as pessoas sintam que podem confiar nos bombeiros e que vivem num concelho que tem uma corporação sólida e com um grau de competência e profissionalismo muito eficaz”.
“A nossa escola de infantes e cadetes é muito importante porque promove junto da população a esperança de que os nossos bombeiros vão ter dignos sucessores. Serão os futuros soldados da paz que vão defender a população no teatro de operações”, reforçou.
No final, Emílio Torrão agradeceu ainda a todas as pessoas e instituições que possibilitaram a iniciativa em Pereira e almejou que, cada vez mais, haja mais pessoas a colaborar com a instituição.
“Tudo aquilo que puderem dar aos bombeiros é muito importante”, reforçou.
A sessão contou também com as intervenções de Jorge Gamito, presidente da Associação de Moradores da UQSL e do comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Carraco, bem como foi entregue à corporação montemorense um donativo por parte da empresa Carlos Andrade & Associados Lda.
A iniciativa Quartel Aberto teve, ao longo do dia, uma exposição de meios na praça central da UQSL, com destaque para a sempre surpreendente e recentemente recuperada Ford V8.
Como atividades paralelas, decorreu ainda um almoço convívio e uma aula de zumba, no pavilhão da ADCR de Pereira, e a atuação do Grupo Folclórico da Vila de Pereira na UQSL.
A iniciativa procurou dar a conhecer a atividade da AHBVMV e, ao mesmo tempo, ser mais uma forma de angariar verbas para a instituição.