LACAM celebrou 29º aniversário

No dia de 25 de novembro, o Museu do Campo – Eng.º Luiz Correia de Oliveira encheu-se de vida para celebrar os 29 anos da LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, mas também para evocar o 25.º aniversário da publicação “Ecos do Mondego” e o quarto de século de existência do museu.
Na sessão comemorativa, que contou com as intervenções de António Oliveira, secretário da Junta de Freguesia da Carapinheira, e de Carlos Lucas Correia, 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Francisco Neves, colaborador da instituição aniversariante, referiu: “O museu começou por ser na casa do sr. Manuel Flórido, em 2000 passou para as atuais instalações e há cerca de dois anos o espaço sofreu algumas alterações para o tornar mais atrativo, nomeadamente com a criação de um espaço de reserva de peças e oficina”.
Com cerca de 10 mil peças, o espaço está divido por espaços que recriam divisões de uma casa, de uma sala de aulas ou de uma adega, bem como estão representadas diversas artes e ofícios, não faltando um espaço dedicado às cegonhas.
Ao referir-se aos 25 anos do ”Ecos do Mondego” e às suas 75 publicações, a presidente da LACAM, Ana Filomena Neves, deu conta das dificuldades que a publicação enfrenta, tal como a instituição, e sublinhou: “Hoje em dia, as pessoas não dão valor aos jornais, porém é importante que a memória fique guardada em papel e não fique só na nuvem que um dia pode evaporar”.
Ao reiterar a colaboração de todos para ajudar a superar as dificuldades, a dirigente enumerou as diversas atividades e colaborações feitas no último ano e, ao revelar que “devido às ocupações profissionais e familiares vai ser o último ano como presidente da LACAM”, avançou: “Provavelmente, a partir de janeiro, o museu não vai conseguir estar de portas abertas todos os dias”.
“Estou disponível para continuar a colaborar e gostava muito que as pessoas da Carapinheira pegassem na LACAM”.
Ao homenagear “o excelente trabalho desenvolvido pelo Eng.º Luiz Correia de Oliveira e por todos aqueles que têm colaborado com LACAM ao longo de 29 anos”, o adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, deu os parabéns à LACAM e fez questão de deixar um cumprimento especial à presidente Ana Filomena Neves “por ter dado continuidade e por ter desenvolvido, com empenho, um trabalho de qualidade em prol da LACAM”.
Com elogios ao museu, reforçou: “São estas iniciativas que ajudam a promover o espólio das riquezas do concelho de Montemor-o-Velho e da região, deixando todas as pessoas que nos visitam maravilhadas com as peças que aqui estão expostas”.
A sessão comemorativa do 29º aniversário da LACAM contou ainda com um momento de homenagem a Joaquim Fonseca, tendo sido evidenciado o seu percurso social muito ativo e a sua ligação ao início da LACAM. A instituição vai entregar uma placa comemorativa ao homenageado que não pôde estar presente por questões de saúde.
A atuação do Cancioneiro, um lanche-convívio e uma missa de homenagem aos sócios falecidos foram outros dos momentos do primeiro dia das comemorações.
No domingo, o “Grutela” - grupo de teatro da LACAM, às 17h, sobe ao palco, no salão do Grupo Desportivo Carapinheirense para apresentar a peça “Casado à Força”, de Molière.