Música, arte, inovação e saúde nos 56 anos da CPA

No dia 26 de novembro, a Casa do Povo de Abrunheira (CPA) esteve em festa e celebrou o 56º aniversário rodeada de muitos amigos e entidades, aproveitando para recordar o percurso de sucesso e mostrar a vontade de continuar a abraçar o futuro com inovação.
Depois da inauguração de mais um mural da autoria do artista António Conceição, desta feita dedicado à década de 30, abordando a temática das aparições de Fátima, a Igreja e a República, no Complexo Social Sénior, a festa de aniversário continuou na sala de espetáculos da CPA sob o formato de um programa de rádio.
Antes de entrar na sala de espetáculos, o muito público presente por ver quatro núcleos expositivos sobre o Centro de Recreio Popular de Abrunheira (entidade que antecedeu a CPA), sobre os Equipamentos da CPA, sobre as “Memórias de Afonso Duarte”, bem como a mostra dedicada às “Medalhas de Abril”.
Já com a “emissão de rádio” a decorrer, a audiência constatou a memória e a vitalidade da instituição abrunheirense nas suas diversas valências e áreas de intervenção.
Com palavras de agradecimentos e elogios aos trabalhadores e às diversas entidades, José Carvalho, presidente da direção do CPA, ao congratular-se por “este momento ser também uma festa do associativismo”, reiterou: “Podem continuar a contar connosco. Nós trabalhamos para todos”.
O dirigente lembrou algumas áreas de atuação da CPA e aproveitou o momento para deixar um convite para participarem na Gala do Desporto da instituição, que se realiza no dia 3 de dezembro, e frisou: “Na área da cultura, ao nível da arte terapia conciliámos a arte e como trabalhar os problemas cognitivos e neurossensoriais, e pensamos, em breve, entrar num grande projeto na área da saúde mental”.
“Somos reconhecidos pela equipa de gerontopsiquiatria do CHUC como a melhor Estrutura Residencial do distrito de Coimbra a trabalhar o Alzheimer e doenças equiparadas e a segunda melhor da Zona Centro e queremos evoluir também nesse sentido”, reforçou.
O presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, na sua intervenção, aludiu ao “nível de excelência” da CPA” e mostrou-se bastante satisfeito pela instituição “continuar ao serviço da comunidade”.
Ao dar os parabéns à CPA, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do seu adjunto, Rui Santos, e de Carlos Lucas Correia, em representação da Assembleia Municipal, sublinhou: “Só acredito na força do concelho se nós estivermos todos unidos e, por isso, saúdo com grande apreço o facto da CPA se disponibilizar com a Câmara Municipal para participar nos seus eventos e colaborar também com outras instituições, sendo, neste sentido, um bom exemplo de associativismo”.
No momento, o edil montemorense fez questão de deixar palavras de apreço “à equipa fabulosa da CPA”.
“Tenho que registar a grande evolução que a CPA tem tido ao longo dos anos. Isso deve-se a muitas das pessoas que aqui estão a interagir com o progresso e com a inovação, mas também com as várias experiências que o seu presidente deixa fazer e promove no âmbito das suas atividades”, esclareceu.
Para Emílio Torrão, “as novas experiências que possam existir para melhorar a qualidade vida das pessoas [com problemas na área da saúde mental] são para mim um orgulho e estamos disponíveis para apoiar o projeto que querem desenvolver. Um minuto de felicidade dessas pessoas para mim vale ouro”.
No momento, deixou ainda uma palavra especial aos desportistas da CPA que elevam bem alto o nome da Abrunheira e do concelho, e ao artista António Conceição que “está a fazer um belíssimo trabalho”.
A “emissão de rádio” do 56º aniversário da CPA ficou ainda marcada pelo concerto que juntou a FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e a AFUV - Associação Filarmónica União Verridense, não faltando os “parabéns a você” e o bolo de aniversário.
As jornadas de aniversário da CPA, que começaram no dia 11 de novembro com um magusto, terminam no dia 3 de dezembro, às 16h, com a Gala do Desporto, reconhecendo o mérito das dezenas de atletas nas diversas modalidades, destacando-se, por exemplo, a conquista inédita do título de campeão nacional de enduro.