Balcão Único Móvel levou a Câmara Municipal a Pereira

No dia 6 de janeiro, entre as 10h e as 12h, o Balcão Único Móvel esteve em Pereira e, em proximidade, atendeu os primeiros munícipes. O sucesso da estreia do novo equipamento municipal contou a presença do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, do adjunto Rui Santos, do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, de técnicos e dirigentes da autarquia.
“Este é um projeto inovador que só foi possível implementar porque está a ser feita uma forte aposta na desmaterialização. Queremos fazer um atendimento assistido e, por isso, qualquer assunto que seria tratado no Balcão Único, na Câmara Municipal, pode ser tratado no Balcão Único Móvel”, avançou o edil montemorense.
Visivelmente satisfeito e orgulhoso, Emílio Torrão sublinhou: “Este é um projeto que foi criado em Montemor-o-Velho, pensado por uma equipa multidisciplinar e cada pormenor do equipamento móvel tem um autor. Este é um serviço que não existe em lado nenhum”.
“Entrar no Balcão Único Móvel é como entrar no edifício da Câmara Municipal”, reforçou.
No momento, Andreia Lopes, chefe da Divisão Administração Geral e Finanças, referiu: “Este primeiro momento era preparatório. Queríamos perceber como é que a carrinha estaria a funcionar e como é que seria recebida pelos munícipes. Neste momento, está a superar as nossas expetativas porque estamos a conseguir concretizar e executar tudo o que fazemos na Câmara Municipal”.
“Mais do que um projeto da Câmara Municipal é um projeto do concelho. É um projeto essencial de proximidade e de descentralização física dos Serviços e, por isso, só pode ser uma mais-valia para o concelho”, concluiu.
Ao lembrar que foi “um projeto todo feito à medida, com uma equipa constituída por pessoas com diferentes competências”, Tânia Duarte, coordenadora da Subunidade Orgânica de Tecnologias de Informação e Comunicação referiu alguns desafios que estiveram presentes desde a conceção, o desenvolvimento e a implementação do projeto e disse: “À medida que forem decorrendo as diversas apresentações pelo concelho, caso seja necessário, vamos tentar corrigir e ajustar as situações que forem surgindo, de modo a melhorar”.
Sob o mote “Montemor-o-Velho + perto de si”, o Balcão Único Móvel foi criado com a intenção de ser ajuda suplementar àqueles que têm dificuldades em se deslocar aos serviços municipais no seu horário de funcionamento habitual ou que apresentem mais dificuldades de mobilidade.
Para a história do primeiro dia do Balcão Único Móvel fica também o primeiro munícipe a ser atendido. O pereirense José Alho à saída da carrinha disse: “É um bom serviço, fui muito bem atendido!”.
Na segunda-feira, dia 8, entre as 10h e as 12h, o Balcão Único Móvel vai estar na freguesia de Arazede, junto ao Santo Cristo, no jardim de Arazede e, no dia 13, na freguesia da Ereira.